MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HELENA SILVEIRA


Helena Silveira nasceu na cpital paulist, em 1911.Era escritora. E sua família era de escritores importantes do Brasil. Era irmã de Dinah Silveira de Queiroz e prima de Rachel de Queiroz. Ambas pertenceram à Academia Brasileira de Letras e foram as duas primeiras mulheres a conseguirem tão elevado posto. Helena era natural da capital paulista, mas passou sua infância em fazendas dos pais, nas cidade do interior Casa Branca e Batatais.

Helena Silveira ligou-se muito ao jornalismo e à televisão. Ela estudou na capital e viajou muito por toda a Europa. Cursou a “ Comedie Française”, em Paris.

No Brasil, em 1941, ainda bem jovem, ingressou como jornalista no jornal: “Correio da Manhã”. Em 1945, lançou já seu primeiro livro, que foi: “ A Humanidade Espera”. Helena trabalhou muitos anos no jornal” Folha de São Paulo”.

Numa fase da vida, em que viveu no Líbano e na Líbia, teve a inspiração de escrever: “ Damasco e Outros Caminhos”. Isso foi em 1957. Esteve vivendo também na China um tempo , em 1961, quando escreveu: “ Os Dias Chineses”.

São ainda obras de Helena Silveira:

“ Mulheres Frequentemente”, de 1945; “ Na Selva de São Paulo”, e “ Sombra Azul” de 1966.

Helena amava também o teatro. Em 1950, escreveu a peça: “ No Fundo do Poço”, junto com o marido Jamil Almansur Haddad. Também em 1950, escreveu a peça: “ A Torre”, que ganhou o Prêmio do Departamento de Cultura de São Paulo.

Na sua página no jornal” Folha de São Paulo”, Helena escrevia sobre televisão. Ficou praticamente especializada nesse setor, e fez com os artistas televisivos sincera e profunda amizade.

Helena Silveira criou o “ Premio Helena Silveira”, para os atores, atrizes, cantores. Algumas vezes oferecia, em seu lindo apartamento, reuniões com muitos deles. Vida Alves esteve em um desses eventos, pois naquele ano recebeu um prêmio: “ Helena Silveira”.

Ela era, para algumas, “ aquela amiga íntima”. Foi o caso de Lolita Rodrigues, que, após um casamento sólido e longo, com o apresentador Ayrton Rodrigues,se separou. Lolita era apresentadora dos programas de Ayrton. E num deles: “ Almoço com as Estrelas”, Helena Silveira compareceu. Fez questão de, na hora do chapéu,.com o nome de Lolita, a elogiar demais e disfarçadamente, desprezar Ayrton. Essa era Helena Silveira. Amiga para todas as horas.

Helena Silveira faleceu em 31 de agosto de 1984. Estava com 73 anos. Jamais houve jornalista do setor, tão amiga e parceira dos artistas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação