MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HEITOR VILLA LOBOS


Heitor Villa Lobos nasceu em 05 de março de 1887, no Rio de Janeiro, no tradicional Bairro das Laranjeiras.

Muito jovem se dedicou à musica erudita, se tornando o maior nome da Música Clássica Brasileira do Século XX.

Em São Paulo, trabalhou na Rádio Gazeta (PRH-7) e como compositor escreveu as noves partes das Bachianas Brasileiras, peça orquestral mundialmente conhecida. Durante o regime de Getúlio Vargas, foi escolhido para comandar o Canto Orfeônico no Brasil, tendo inclusive cargo no Ministério da Educação de Gustavo Capanema para essa finalidade.

Grande amigo de compositores populares do Rio de Janeiro como Pixinguinha, Cartola, João da Baiana, Donga e Tom Jobim, Villa Lobos recebeu do presidente Café Filho a Ordem Nacional do Mérito em 1955 e foi membro de instituições culturais nos Estados Unidos.

No Brasil, fundou a Academia Brasileira de Musica (ABM) em 14 de julho de 1945, e na Semana de Arte Moderna realizada em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, se uniu aos literatos Mario de Andrade e Oswald de Andrade e aos artistas plásticos Victor Brecheret naquela histórica oportunidade bem como influenciou nos destinos do Modernismo Brasileiro.

Faleceu no Rio de Janeiro em 17 de novembro de 1959, aos 72 anos,  e o Presidente da República,  Juscelino Kubitschek, além de comparecer aos seus funerais, determinou a criação do Museu Villa Lobos, que existe até hoje no Bairro carioca de Botafogo, na Cidade Maravilhosa.

 

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação