MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


HANS DONNER


Hans Donner nasceu na cidade de Wuppertal,na Alemanha, em 31 de junho, de 1948. Quando Hans Donner terminou seus estudos na Hohere Grasphische Bundeslehr-und-Versuchsabstalt, em Viena, uma das escolas de desenho mais famosas da Europa. abriu-se para ele uma perspectiva de vida muito boa. Mas seu espírito explorador, ansiava por novas fronteiras. Não queria permanecer em sua pátria, nem na Áustria, ou sua adorada terra natal, o Lago Constance. Foi quando Hans Donner leu reportagens sobre o Brasil e sua vida rupestre. Apaixonou-se. Resolveu partir imediatamente para o país de seus sonhos. Veio para o Rio de Janeiro e após vinte dias de Brasil, procurando emprego,conheceu gente influente do meio televisivo.E , às vésperas de se encerrar o prazo que se dera para procurar emprego, foi chamado pela TV Globo, a maior emissora brasileira.

Hans Donner lançou-se de cabeça em seu novo emprego. E logo fez grande sucesso. Ficou o responsável pelas vinhetas e peças de abertura de muitos dos programas da Rede Globo. Fez as aberturas dos programas: ” Viva o Gordo”; ” TV Colosso”; “TV Xuxa”;” TV Pirata”; ” Doris Para Maiores”; ” Zorra Total”;” Fantástico”; ” Clip-Clip”; ” Sai de Baixo”; ” Minha Nada Mole Vida”; ” Xuxa Park”; a abertura das novelas: ” Senhora do Destino”; ” América”; ” Belíssima”; ” Eterna Magia”;” Selva de Pedra”; ” Beleza Pura” e outras. Também criou o primeiro logotipo da televisão portuguesa SIC.

Revistas gráficas do mundo inteiro elogiaram seus trabalhos e editavam seus projetos. Hans Donner tornou-se um nome internacional.A Galeria Mecanonema, de Paris, organizou uma exposição do artista, que foi um sucesso.Depois ele expôs em Londres. Depois voltou à Paris, no Centro Pompidou e outras galerias de renome, sempre atraindo multidões.

Sua vida emocional também foi bem no Brasil. Foi casado com a bela Isadora Ribeiro. Divorciou-se e casou-se com a escultural Valéria Valenssa, a quem transformou em “Globeleza”, e com quem está desde então. Eles têm dois filhos.

Hans Donner naturalizou-se brasileiro e é considerado mais brasileiro do que muitos brasileiros.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação