MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUTO GRAÇA MELLO


Guto Graça Mello nasceu no Rio de Janeiro , em 29 de abril de 1948. Guto é músico. Toca vários instrumentos. Compôs várias trilhas de novelas. Atua em televisão e em gravadoras. É grande produtor musical.

Guto Graça Mello é filho dos atores Stella e Octávio Graça Mello, pioneiros do rádio e da televisão brasileira.

Guto, após os estudos secundários, entrou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, para fazer Arquitetura . Mas desistiu e saiu. Começou a estudar violão e entrou na escola “ Pró-Arte”. Gostava de música. Montou grupo musical, a que deu o nome de : “ Vox Populi”. Foi para o México e lá ficou por três anos, onde conheceu pessoas do meio artístico e foi convidado para fazer a trilha sonora do filme: “ Missão: Matar”. O filme foi assistido pelo então diretor-geral

da TV Globo: Walter Clark, que o convidou para procurá-lo no Rio de Janeiro. Guto assim fez e foi contratado pela Globo.

Em verdade, Guto era amigo de Mariozinho Rocha, depois diretor musical da Globo, e em parceria com ele, fez as músicas: “Manifesto” e “Cabra Macho”, que foram gravadas respectivamente por Elis Regina e Nara Leão. Antes de sua contratação, por várias vezes, Guto havia tocado violão em programas musicais da Globo.

Em 1972, Guto foi produtor musical do programa: “ Viva Marília”, com Marília Pêra, e convidados. No ano seguinte, ao lado de Nelson Motta, fez a trilha da novela : “Cavalo de Aço”.Por esse mesmo tempo, outro diretor da Globo, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, ao conversar com Guto, resolveu dar a ele uma bolsa para estudos musicais na Universidade de Berkeley, Califórnia. E Guto foi para lá, com toda a família.

De volta á Globo, ele assumiu a direção musical da emissora.

Guto foi também convidado por João Araújo, diretor- geral da gravadora “ Som Livre”, para juntos gravarem trilhas musicais de novelas. Resolveram contratar para isso cantores importantes como: Djavan, Jorge Ben e outros.

Na Globo, Guto cuidava do orquestramento de todas as novelas. Uma atrás de outra, além do tema do programa: “ Fantástico” e outros. Produzia trilha musical de programas infantis, como “ Pirlimpimpim l e ll, “ Plunct, Plact, Zuum l e ll”, Sítio do Picapau Amarelo” e minisséries, como: “ O Tempo e o Vento” e outras.Na década de 80, Guto foi diretor musical dos Festivais de Canção MPB 80 e MPB- Shell.

Mas, em 1989, Guto afastou-se da televisão por cinco anos, dedicando-se a produzir jingles publicitários e peças de teatro. Na industria fonográfica, dedicou-se só à produção de artistas como Maria Bethãnia e Roberto Carlos.

Além do grande trabalho em televisão, Guto Graça Mello fez trilha sonora de mais de 30 filmes brasileiros. Entre esses filmes, podemos citar: “Nosso Lar”, “Se eu fosse Você”, “ Cazuza”, “ A Estrela Sobe” e inúmeros outros.

 

por Vida Alves

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação