MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUILHERMINA GUINLE


Guilhermina Guinle nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 26 de julho de 1974. O pai é o empresário do ramo imobiliário Luiz Eduardo Guinle e a mãe a decoradora Rosa May de Oliveira Sampaio. Guilhermina Guinle é herdeira de um dos sobrenomes mais tradicionais do Rio de Janeiro. O Hotel Copacabana Palace, o mais tradicional da cidade, foi construído por seu avô paterno Octávio Guinle. Há no Rio uma rua de nome Guilhermina Guinle, uma homenagem à avó de Guilhermina, de quem ela herdou o nome. A menina-atriz, passou a infância nos corredores e pátios do hotel de sua família. Mas seus pais se separaram quando a garota tinha apenas dois anos e a mãe se casou com o empresário argentino Martin Braun, mudando-se então para São Paulo, para onde Guilhermina também foi.Tem ela três irmãos : Raphael, Charly, que é cineasta e ator e Pedro. Os dois mais novos nasceram do segundo casamento de sua mãe. Antes de se decidir pela arte, Guilhermina morou em Boston, Estados Unidos e fez seis meses de Psicologia , na Boston University. Mas percebeu que não se daria bem numa sala fechada, atrás de uma mesa e foi cursar teatro, na Emerson College, outra faculdade americana. Depois de um ano e meio retornou ao Brasil.

Interessou-se por televisão e ganhou um papel na novela ” Antônio Alves, Taxista”, no SBT, que tinha como astro principal o cantor e ator Fábio Junior. Eles vieram a se apaixonar e numa cerimônia simbólica, casaram-se no Taiti. Ela estava com 19 anos e ele mais velho vinte anos. Era o ano de 1996. Em 1998, a atriz, então na Rede Manchete, atuou na novela: ” Brida”. Em 99, faz na Rede Record: ” Tiro e Queda”. Em 2001, no SBT: ” O Direito de Nascer”. Em 2003, na Rede Globo, atuou no seriado: ” Meu Cunhado”. Depois na Globo, em 2005: ” A Lua me Disse”. Em 2006, fez a minissérie: ” JK”. Em 2006, o seriado: ” Minha Nada Mole Vida”. Em 2007: ” Paraíso Tropical”. Em 2008, mais um seriado: ” Casos e Acasos”. Em 2009: “Caras e Bocas”. Em 2010, “Ti ti ti”. Em 2011, a macrossérie “O Astro”. E em 2012, esteve num dos episódios da série “As Brasileiras” e fez a novela “Guerra dos Sexos”.

Em cinema, Guilhermina Guinle fez: ” Inesquecível” e ” Ego e Estrelas”, em 2007 e em 2008, fez: ” Sexo com Amor”.

Mulher de rara beleza, o casamento com o cantor Fábio Junior logo terminou. Ela então se casou com outro ator José Wilker, de quem também se separou.

 

por Vida Alves

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação