MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GUILHERME FONTES


O ator Guilherme Fontes nasceu na cidade de`Petrópolis, no Rio de Janeiro,, em 8 de janeiro de 1967.

A carreira de Guilherme Fontes, como ator de televisão, teve início em 1985, na Rede Globo, quando participou da novela: ” Ti-Ti-Ti”. Em 86, fez ” Selva de Pedra”, na mesma emissora. Em 88, fez a minissérie: “O Pagador de Promessas” e a novela: “Bebê a Bordo”. Em 90, fez a minissérie: “Desejo”, e a novela: “Gente Fina”. Em 93:” Mulheres de Areia”. Em 94: ” A Viagem”.Nessa novela, da Globo, Guilherme Fontes fez seu papel mais marcante na televisão. O ator fez ” Malhação”, em 1995. Em 96, fez: ” O Fim do Mundo” e ” O Rei Do Gado”. Em 2001, fez: ” Estrela-Guia”. Em 2005: ” Bang-Bang”. Em 2007, novamente: ” Malhação”. E em 2008: ” Beleza Pura”. Guilherme Fontes atuou ainda nos seriados: ” A Vida Como Ela É”, em 1996,” Casos e Acasos”, em 2008 e ” Tudo Novo de Novo”, em 2009. Em 2010, fez participações especiais em séries globais, até que em 2011 retornou as novelas, fazendo o Zenóbio de “Cordel Encantado”. E em 2013, ainda na Globo, faz “Além do Horizonte”.

Guilherme Fontes também é ator de cinema. Em 1986, fez o filme: ” A Cor Do Seu Destino”, Em 87: ” Um Trem Para As Estrelas”. Em 88: ” Dedé Mamata”. Em 2007: ” Primo Basílio”.

Guilherme Fontes resolveu ser diretor de cinema.Montou uma produtora própria, com a sócia Yolanda Machado Coeli. Escolheram fazer a vida de Assis Chateaubriand, o fundador da televisão no Brasil. O filme se chamaria: “Chatô, o Rei do Brasil”. Guilherme Fontes conseguiu financiamento governamental e ergueu a produtora. Depois começou a rodar o roteiro, mas não conseguiu terminá-lo. O caso ficou sendo chamado de ” Dossiê Chatô”, A Lei de Audio Visual doou mais de 7 milhões de reais ao ator e à sua companhia, mas ele alegou que gastou muito mais, não podendo completar o projeto. O caso entrou na justiça e a Controladoria Geral da União, em 22 de fevereiro de 2008, determinou que Guilherme Fontes e sua sócia, devem à União, e têm que devolter, 36 milhões de reais,pois eles foram acusados de má utilização do dinheiro público.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação