MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GRACINDA FREIRE


Gracinda Freire nasceu em 31 de julho de 1925, na cidade de Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Formada em Teatro, ela estreou como atriz nos palcos em 1951, na peça “Prima Dona” e depois em “O Discípulo“. Fez espetáculos muito importantes, como “Deus Lhe Pague”, de Joracy Camargo, estrelada por Procópio Ferreira. Fez ainda “A Herdeira”; “Senhora”; “A Folha de Parreira”; “Carlota Joaquina”; “Copacabana S/A”; “Dona Xepa”; “Tia Mame”; “Society em Baby Doll” e o musical “Viva o Cordão Encantado”.

No Cinema, onde estreou em 1962, fez mais de 30 filmes, entre eles, “O Assalto ao Trem Pagador”;  “Gimba, Presidente dos Valentes”; “Procura-se Uma Rosa”; “Mineirinho Vivo ou Morto”; “Rua Descalça”; “Pra Quem Fica, Tchau”; “Cassy Jones, o Magnífico Sedutor”; “Aladim e a Lâmpada Maravilhosa”; “Um Homem Célebre”; “Ipanema, Adeus”; “A Àrvore dos Sexos”; “Nos Embalos de Ipanema”; “A Noiva da Cidade”; “Chuvas de Verão”; ”Terror e Êxtase”; “Inquietação de Uma Mulher Casada”; “Bububu no Bobobó” e “Dora Doralina”.

Na Televisão, começou em 1969, na TV Globo, quando participou da novela “Rosa Rebelde”, e em seguida pode ser vista em “Véu de Noiva”; “Assim na Terra Como no Céu”; “Bandeira 2”; “O Semideus”; “Senhora”;  “O Feijão e o Sonho”; “Sem Lenço, Sem Documento”; “Dancin’ Days”; “Feijão Maravilha”; “Chega Mais” e a última em 1982, “Sétimo Sentido”, além de alguns episódios do “Caso Verdade”.

Gracinda Freire foi casada com o ator e diretor Aurélio Teixeira, que faleceu em 1973.

A atriz faleceu aos 69 anos de idade, em 11 de julho de 1995, de derrame cerebral, no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação