MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GRACILIANO RAMOS


Graciliano Ramos nasceu em Quebrângulo, interior de Alagoas, em 27 de outubro de 1892.

Escritor brasileiro, foi prefeito de Palmeira dos Indios, Alagoas, e durante o governo Getulio Vargas nos anos 1930, foi preso injustamente, por razoes politicas.

Em 1934, publicou o monumental livro “São Bernardo“, que é adaptado para o Cinema por Leon Hirszman em 1972/73, estrelado por Othon Bastos e Isabel Ribeiro, e em 1938 publica o excelente livro “Vidas Secas“, que é adaptado para o Cinema por Nelson Pereira dos Santos em 1963.

Em 1942, ganha o Premio de Literatura da Sociedade Felipe de Oliveira em razao do conjunto de sua obra literaria e em 1936, seu romance intitulado “Angustia” ganha o Premio Escritor Lima Barreto da revista Academia.

Líder da classe dos Literatos Brasileiros, Graciliano Ramos presidiu a Associação Brasileira de Escritores (ABDE), sediada no Rio de Janeiro, entre 1951 e 1953, e foi sucedido em razao de sua morte pelo Grande Intelectual Jorge Amado.

Faleceu no Rio de Janeiro em 20 de março de 1953, com apenas 60 anos, e foi sepultado no Cemitério Sao Joao Batista, na mesma cidade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação