MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GONZAGA BLOTA


Gonzaga Blota nasceu em Ribeirão Bonito, em 22 de março de 1928.

Era de uma família conhecida do interior paulista e que, vindo para a capital paulista fez nome nos veículos da comunicação. O mais famoso deles foi Blota Junior, que desde cedo, quando estudou Direito na Faculdade São Francisco, formou-se dentre os primeiros lugares. Foi ele que trouxe todos os irmãos para a capital paulista.

De temperamento mais introvertido, menos falante que o irmão famoso, Gonzaga Blota, fez uma carreira importante em nossas emissoras. Ligou-se à parte técnica e foi ser diretor de novelas. Começou na TV Excelsior, que era o canal 9 de São Paulo. Foi para lá em 1965 e começou dirigindo o seriado “Canal 9 Contra O Senhor Espectro”. Em seguida , ficou à frente de grandes produções, como “A Muralha”, “Os Estranhos”, “Dez Vidas” e “Mais Forte que o Ódio”.

Quando a TV Excelsior foi à falência Gonzaga Blota fez a direção de “Shazan, Xerife e Cia”, na TV Globo e em seguida, “Jerônimo, o Herói do Sertão”, na TV Tupi do Rio.

Depois o diretor fixou-se na Rede Globo e esteve à frente de uma serie enorme de sucessos. Dirigiu “Fogo Sobre Terra”, “Supermanoela”, “Saramandaia”, “Duas Vidas”, “Espelho Mágico”, “O Astro”, “Sinal de Alerta”, “Dancin’Days”, ” Carga Pesada”, “Pai Herói”, “Marrom-Glacê”, “Chega Mais”, “Plumas e Paetês”, “O Amor é Nosso”, “O Homem Proibido”, “Paraíso”, “Pão Pão, Beijo Beijo”, “Voltei Pra Você”, “Amor com Amor se Paga”, “Roque Santeiro”, “O Outro”, “Fera Radical”, “Salvador da Pátria”, “Gente Fina”, “Pedra Sobre Pedra”, “O Mapa da Mina”, “Tropicaliente”,  “Malhação” e “O Fim do Mundo”.

Além de ser diretor de novelas, Gonzaga Blota também teve sua fase de ator, quando iniciou a carreira. Fez em 1954, “O Circo Chegou à Cidade”; em 1957, “Alma da Noite” e “A Mansão dos Daltons”; em 1958, “Cidade Perdida”; em 1965, “O Céu é de Todos“;  em 1968,  “Os Tigres” e em 1977, participou de  “O Astro“.

Se aposentou da TV em 1998 e passou a viver para a família e a esposa, a atriz Cleyde Blota.

Gonzaga Blota  faleceu no Rio de Janeiro, em 18 de novembro  de 2017, aos 89 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação