MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GLAUCE ROCHA


O nome completo da atriz Glauce Rocha era Glauce Elddé Araújo Rocha. Ela nasceu em 16 de agosto de 1930, na cidade de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

Os pais de Glauce eram Leopoldino de Araújo Rocha e Edelweiss Ilgenfritz Rocha. A mãe era natural do Rio Grande do Sul e o pai de Alagoas. Glauce era a caçula de cinco filhos.

Quando tinha cinco anos, Glauce foi com os pais, em uma viagem, mas uma tragédia marcou sua infância. Na cidade de Bela Vista, no estado em que ela nasceu, seu pai foi assassinado, numa festa de batizado.

Pouco tempo depois, ela foi enviada para Minas Gerais, onde ficou estudando em colégio de freiras. Em 1949, mudou-se para Porto Alegre e preparou-se para o vestibular. Teve como colega de classe, o futuro ator Walmor Chagas. Resolveu estudar no Rio de Janeiro, mas não passou no vestibular e se inscreveu no Conservatório Nacional de Teatro.Foi quando descobriu sua vocação. Teve aulas com Maria Clara Machado. Luisa Barreto Leite e Esther Leão.

Começou representando em peças infantis. Em 1950, foi integrante do grupo “Os Fabulosos”. Em 1952, já como profissional, entrou para a Companhia de Alda Garrido e fez a peça “Sans Gene”. Tinha como colega Milton Moraes, com quem se casou em 1952. Em 1953, fez “Dona Xepa”. Em seguida esteve em “Divórcio Para Três”;  “A Lição” e “Cantora Careca”.

Em 1958, recebeu seu primeiro prêmio como melhor atriz pelo espetáculo “Moral e Concordata”.

Depois entrou para o TNT- Teatro Nacional de Comédia e protagonizou “A Beata Maria do Egito”; “As Três Irmãs” e “Não Consultes Médico”. No Pequeno Teatro de Comédia fez “Doce Pássaro da Juventude”; “ Terror e Miséria no III Reich” e” Electra”, de Sófocles.

Nos anos 1960 brilha no teatro ainda mais em espetáculos como “Além do Horizonte”; “A Margem da Vida”; “A Paixão Segundo GH”; ”Perto do Coração Selvagem” e ”Um Uísque Para Rei Saul”, pelo qual recebe mais um prêmio de melhor atriz”. Em 1969, faz “O Exercício”, e recebe o Premio  Governador do Estado.

Glauce Rocha também atuou em cinema. Fez os filmes “Terra em Transe” (1967); “Navalha na Carne” (1969)e “Um Homem Sem Importância”(1971), entre muitos outros.

Em televisão, Glauce fez participações em novelas da Rede Globo: “A Última Valsa”; “ Véu de Noiva” e “Irmãos Coragem”. Na TV Tupi fez o principal papel feminino da novela “Hospital” de Benjamin Cattan. Esse foi seu último trabalho em televisão e a atriz morreu quando os últimos capítulos da novela estavam sendo gravados.

Glauce Rocha teve morte súbita. Faleceu precocemente de enfarte fulminante, quando estava com apenas 38 anos de idade, em São Paulo, em 12 de outubro de 1971.

A atriz recebeu o Prêmio Molière póstumo, pelo conjunto do trabalho.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação