MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GERALDO VANDRÉ


Geraldo Pedrosa de Araújo Dias é onome verdadeiro do cantor e compositor famoso Geraldo Vandré. Ele nasceu emPessoa, na Paraíba, em 12 de setembro de 1935. Desde 14 anos queriacantar. Apresentou-se na época, no programa de calouros da RádioTabajara, de João Pessoa. Em 1951, foi para o Rio de Janeiro e cantou noprograma de César de Alencar, mas foi desclassificado.

Conheceuentão Ed Lincoln, que tocava com Luiz Eça na boate do Hotel Plazae o garoto Geraldo tentava cantar nos intervalos das apresentações. Em 1955,com o nome de Carlos Dias, defendeu a canção “Menina”, deCarlos Lyra, num concurso da TV-Rio. Depois, usando o nome de Vandré,cantou na Rádio Roquete Pinto, que era uma abreviatura do nome de seu paiJosé Vandregisilo. Geraldo Vandré cursou então a faculdade de Direito do Riode Janeiro. quando participou do Centro Popular de Cultura , da União Nacionaldos Estudantes .

Na verdade foi aí que conheceu seu primeiro parceiro CarlosLyra. E passou a se interessar mais pela composição, deixando um pouco de ladoo ofício de cantor. Fez a letra de musica de Carlos Lyra : ” QuemQuiser Encontrar o Amor”. E ela foi gravada em 78 rpm, em abril de 61. Essamúsica foi incluída no filme:”Couro de Gato”. Em 62, Vandré passoua cantar em São Paulo, no João Sebastião Bar e iniciou parcerias com BadenPowell, Vera Brasil, Luiz Roberto. Gravou com Ana Lúcia o “Samba emPrelúdio”, de Baden e Vinícius de Moraes. A música fez sucesso. Foiquando Vandré compôs com Carlos Lyra:”Aruanda”. Em 64, gravou:’FicaMal com Deus”, seu primeiro LP. E depois:”O Menino das Laranjas”,com Téo de Barros.

Em 65, com Chico Buarque, defendeu no Festival da TVExcelsior:” Sonho de Um Carnaval”. E ainda:”Hora de Lutar”,que não se classificou. Musicou o filme:”A Hora e a Vez de Augusto Matraga”,de Roberto Santos. Depois lançou:”Cinco Anos de Canção”. Emseguida, venceu em São Paulo, no Festival da TV Excelsior, com amúsica:”Porta-Estandarte”, defendida por Airto Moreira e Tuca. Fezentão uma grande excursão por todo o nordeste brasileiro e ainda no mesmo ano,1966, ganhou o Festival da TV Record, com “Disparada”, dele e deTéo Barros. Na verdade sua música empatou com :”A Banda”, deChico Buarque . Geraldo Vandré estava consagrado. como compositor econsagrou o cantor Jair Rodrigues. Em seguida, ficou em segundo lugar no FIC, daTV-Rio, com : “O Cavaleiro”. Em 67, Geraldo Vandré ganhou um programasó seu, na TV Record de São Paulo, que tinha a direção de RobertoSantos.

Em seguida, Vandré inscreveu no III FMPBdo Rio de Janeiro, a música:”De Serra, De Terra, De Mar”. Mas ela foidesclassificada. Nesse ano conseguiu sucesso com: “Arueira”; ecom o frevo:”João e Maria”. A seguir, a pedido dos padres dominicanosde São Paulo, compôs:”A Paixão Segundo Cristino”. Em 68,gravou:”Canto Geral”, e”O Plantador”.

Seu grande momento, porém, foiquando apresentou:”Pra Não Dizer Que Não Falei de Flores”, que ficouconhecida como: “Caminhando”, e que foi tida como um hinorevolucionário de esquerda,causando muito problema a Vandré. Virou um hinoestudantil,e foi vetada pela censura. Geraldo Vandré foi para o exílio, noChile, em 1968. Lá ele compôs:”Desacordonar”, mas o sucesso de”Caminhando ” continuava e Vandré apresentou-se clandestinamente emprogramas no Brasil, tendo então que fugir às pressas , para a Argélia. Foidepois para a República Federal da Alemanha, gravando programas na Baviera.Esteve na Grécia, Áustria, Bulgária e depois Itália, França. Na Itália, ogrande cantor Sérgio Endrigo regravou músicas de Geraldo Vandré, e em Paris,Vandré remontou: “A Paixão Segundo Cristino”, na Igreja Saint-Germain Des Pres. Depois gravou o LP :”Das Terras De Benvirá”,com as músicas:”Na Terra Como No Céu”;”Canção Primeira’; e”De América”..Já de volta ao Brasil,gravou “Programa Flávio Cavalcanti” e “OFantástico”. Mas suas participações foram cortadas..

Depois de 14 anos de silêncio,Vandré apresentou-se na cidade de Presidente Stroessner, em um show. E em95, apresentou-se no Memorial da América Latina, numa festa da Semana da Asa,realizada pela CONAR.

Em 1997, o Quinteto Violado lançouo CD”Quinteto Violado Canta Vandré”. Ainda no mesmo ano, ElbaRamalho, Geraldo Azevedo e Zé Ramalho regravaram: “Disparada” e”Canção Da Despedida”.

Até os dias de hoje, GeraldoVandré vive em São Paulo, mas muitos afirmam que ele tenha enlouquecido, tantofoi torturado, nos anos de censura, tendo sofrido agressões físicas e atéconsta que lhe extirparam os testículos. Mas nada disso é provado e ocantor e compositor nega tudo isso e diz que se afastou, pois sua imagem de CheGuevara brasileiro, abafa sua obra artística.

Geraldo Vandré é, sem dúvida,uma personalidade marcante no cenário artístico nacional.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação