MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


GERALDO CUNHA


Ele é cantor e compositor. Trabalha em shows, em emissoras de TV e de rádio e tem muitos discos gravados

Sua vida:

Geraldo Cunha nasceu em 23 de julho de 1937. É filho do pianista Francisco Brito Cunha Junior. Começou bem novo a se ligar à música. As primeiras noções de harmonia recebeu com o cavaquinista Edmundo Caruso. Em 1957, ele mudou-se para o Rio de Janeiro. Depois morou por 30 anos em São Paulo. E em 1997, mudou-se para Guarapari, no Espírito Santo.

Ligou-se à bossa nova.

Participou de vários shows de bossa nova e shows universitários.

Ele recebeu vários troféus.

Fez músicas para peças teatrais, entre as quais: “ Toda Donzela Tem Um Pai que é Uma Fera”. Nessa peça, além de compor a trilha, foi violonista e cantor. No filme de Mazzaroppi: “ O Vendedor de Linguiça”, Geraldo fez a trilha sonora.

Participou de vários festivais de música: Citemos:

Em 1965: “ Festival Nacional de Música Popular Brasileira”, pela TV Excelsior, com a música: “ Tristeza do Pescador”.Em 1968: “ lll Festival Internacional da Canção”- TV Globo. como compositor e interprete de: “ Cantiga Marinheira”. Em 1969: “ Concurso de Músicas Carnavalescas”, da TV Tupi -como autor de: “Laço de Fogo”.- Recebeu Menção Honrosa.Em 1982, fez o “ Festival de Música Popular Brasileira”, pela TV Cultura de São Paulo- como autor e cantor de: “ Vale de Nazaré”.

Suas canções foram gravadas por cantores importantes, como: Pery Ribeiro,Mércia, Leny Andrade,Dalva de Oliveira, Paulinho Nogueira, Adelaide Chiozzo, Astrud Gilberto, Sylvia Telles, Claudette Soares, Rosinha de Valença,Tito Madi, Walter Wanderley, Taiguara, Sadao Watanabe e outros.

Sua obra: “ Beijo Swing’,” Bom Dia João”,” Bossa na Praia”,” Caminhando para o Azul”; “Campeão de Amores”, “ Canção do Amor Que Volta”,” Entendimento”, “Esperança”,” Eu Não Sou Do Morro”,” Evolução”,” Laço de Fogo”,” Marcha do Bem que Vem”. “ Menininha da Rua Augusta”,Moça de Azul”,” Nair”,” O Rancho”, “ Prece do Amor Infinito”,” Samba Sem Porque”,” Segredo dos Lábios”,”Pouco de Paz”,” Uma Mulher”, “ Vá Embora”, “ Viver…Só Mesmo Com Amor”, “ Você Não Vê”.

Seus discos:

Em 1960: “ O Menino Desce o Morro”. Em 61: “ O Menino Desce o Morro”, novamente e “ Neblina”. Em 62: “ Mulher Passarinho”. Em 63: “ A Bossa de Geraldo Cunha”. Em 64: “ Rancho das Namoradas” e “ Festival da Bossa”. Em 65: “ Quem Tem Bossa Faz Assim”. Em 66: “ Geraldo Cunha” e “O Preço da Felicidade”. Em 68: “ Cabocla” e “ O Rancho”. Em 70: “Jogral 70” e “ Brasil- Flauta, Cavaquinho e Violão”. Em 73: “ Samba, Terreiro e Batucada”. Em 74; “Trinta Anos de Bossa Nova”

Como apresentador:

Na TV Tupi de São Paulo, ele foi apresentador e cantor, do programa; “Hora da Bossa”. Ele recebia convidados. De 1960 a 1963,apresentou na TV Cultura, o  “Programa Geraldo Cunha”. Também apresentou e cantou em programas de rádio.

Ele faleceu no dia 13 de setembro de 2019.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação