MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCO ZAMPARI


Franco Zampari nasceu em Napoles, na Itália em 10 de setembro de 1898, com data de registro no ano seguinte.

Emigrou para o Brasil em 1922, aqui se casando com Débora Prado Marcondes, de família . Era um grande admirador do teatro e começou a montar alguns texto que ele mesmo escrevia, nos jardins da sua casa, na capital paulista.

Ele reformou um velho edifício na rua Major Diogo, no bairro da Bela Vista e transformou o espaço no Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), inaugurado em 11 de outubro de 1948 com o monólogo “La Voix Humaine”, de Jean Cocteau, declamado em francês pela atriz Henriette Morineau. Com esse empreendimento ele solidificou as bases e os princípios do teatro moderno brasileiro.

Também foi o criador da Companhia Cinematográfica Vera Cruz em 1949, localizada em um amplo espaço na cidade de São Bernardo do Campo. O sucesso aqui não foi o mesmo do TBC e, ao contrário, a Vera Cruz só registra prejuízos e absorve todo o capital que ele ganhou com o empreendimento teatral.

Em 1960, após sofrer um espasmo cerebral, ele se afasta dos negócios e passa a direção do TBC à Sociedade Brasileira  de Comédia, entregando a direção artística para Flávio Rangel. Nessa época, a Cia. Vera Cruz já havia fechado as portas.

Franco Zampari faleceu em São Paulo, no Hospital Beneficência Portuguesa, em 14 de setembro de 1966, aos 68 anos de idade, e foi sepultado no Cemitério da Consolação.

Foi homenageado com o nome do Teatro localizado no bairro da Luz, na capital paulista, e que pertence a TV Cultura.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação