MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


FRANCISCO CUOCO


Francisco Cuoco nasceu em 29 denovembro de 1933, na capital paulista. Cresceu e estudou em São Paulo,ficando um moço alto, de 1 metro e 80 e muito bonito. Todas as moças oadmiravam. Foi assim que foi para o Rio de Janeiro e iniciou sua carreira na TVRio. Fez lá, em 1963, suas primeiras novelas:”A Morta Sem Espelho”; e”Pouco Amor Não É Amor”.

Depois voltou para São Paulo e pegou afase em que a TV Record estava também fazendo novela. Ali fez então:””Marcados Pelo Amor”; “Renúncia”;”Ainda Resta UmaEsperança”. Mas o mundo televisivo foi convulsionado pela explosão dasnovelas diárias da TV Excelsior. E Francisco Cuoco transferiu-se para lá. Foiuma fase de ouro para ele. Fez:”Ainda Resta Uma Esperança”;”OsQuatro Filhos”;”Almas de Pedra”. Intercalou com uma da TVTupi:”O Pecado de Cada Um”. Mas explodiu na novela:”Redenção”, na TV Excelsior,onde fazia o personagem principal.E a novela foi a mais longa de todas. Ficou dois anos no ar.

Francisco Cuocoficou o rei, o astro principal, o imbatível. Fez então o filme:” Anuska,Manequim e Mulher”. Era o ano de 1968 e ele, nos seus apenas cinco anos decarreira, já era o maior e mais importante galã do Brasil. Continuou na TVExcelsior , onde fez: “Legião dos Esquecidos”; “Sangue do MeuSangue”. Veio a derrocada da TV Excelsior e Cuoco, assim como quase todosos seus colegas, foi para a TV Globo, que havia pouco funcionava no Rio.

Fez então uma sucessão de novelas de sucesso. Fez:”OCafona”;”Sombra de Suspeita”; “Meu Primeiro Baile”;”Selva de Pedra”; O Semideus”;”Cuca Legal”;”Pecado Capital”; “Saramandaia”; “Duas Vidas “;”O Astro”;” Feijão Maravilha”; “Os Gigantes”.Intercalou,porém, fazendo o filme:”Noites Brancas”, em 1973. Masnos últimos anos ficou sendo um ator essencialmente de TV. Foi quando fez umapausa e em 1981 voltou com tudo e fez:” Obrigado,Doutor”;”Sétimo Sentido”; “Eu Prometo”; “OOutro”; “O Salvador da Pátria”; “Lua Cheia de Amor”;”Deus nos Acuda”; “Menino do Engenho”; “Tropicaliente”;”A Próxima Vítima”; “Quem é Você?”; “A Comédia daVida Privada”; ” A Justiceira”;”Malhação”;”DonaFlor e Seus Dois Maridos”; “Pecado Capital”.

Era o ano de 1998 eFrancisco Cuoco fez dois filmes:”Traição”e “Gêmeas”.Continuou seus trabalhos na Rede Globo. Fez participações no “VocêDecide”, em “Brava Gente”. em “Sai de Baixo”. Fez asnovelas:”As Filhas da Mãe”; “O Clone”: “Da Cor doPecado”; “América”; “Cobras e Lagartos”. E um filme em2005:”Cafundó”.

Já um homem maduro, porém é semprerespeitado o ator Francisco Cuoco, que teve toda a sua vida dedicada à arte derepresentar. Ele foi casado com Virginia Rodrigues Cuoco, de quem é divorciadoe com ela teve três filhos: Tatiana, Rodrigo e Diogo. De temperamento calmo,educado, Francisco Cuoco foi sempre um bom filho, um bom pai e um bom colega.Todos tem prazer de com ele trabalhar.

Recentemente, após algumas participações especiais em produções da Globo, fez a novela “Passione”, no ano de 2010.

E em 2011, ainda na TV Globo, fez o remake da novela “O Astro”, exibida agora às 23 horas, no formato de macrossérie. A curiosidade é que Francisco Couco havia participado da versão original de “O Astro”, no papel de Herculano Quintanilha.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação