PRÓ-TV


FANNY ABRAMOVICH


A escritora de literatura infantil e juvenil, pedagoga e atriz, Fanny Abramovich, nasceu em São Paulo em 1940. Era filha de mãe brasileira e pai argentino, de descendência judaica.

Com 14 anos Fanny começou a trabalhar dando aulas particulares. Com 16 entrou no curso normal do Instituto de Educação Padre Anchieta. No mesmo ano passou a lecionar no Ginásio Israelita Brasileiro Scholem Aleichem, onde ficou por 11 anos.

Em 1957, ingressou no Teatro Escola de São Paulo (Tesp), onde trabalhou até 1962. Formada normalista foi fazer pedagogia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo.

Em 1963 foi trabalhar como consultora pedagógica da Editora Giroflé onde começou a ter contato maior com a literatura infantil e juvenil. Em 1965 ganhou uma bolsa de estudo do governo francês, que lhe deu a chance de se especializar em arte e educação em Paris. No ano seguinte foi para Roma estudar tele-educação na Radiotelevisione Italiana (RAI).

Retornou ao Brasil e abriu o Centro de Educação e Arte (CEA), que funcionou por oito anos. A partir de 1968 seguiu dando cursos e assessoria sobre arte e educação.

Em 1977 Fanny começou a escrever sobre educação infantil para o Jornal da Tarde. Em 1980 aceitou um novo desafio e passou a apresentar um quadro sobre literatura infantil e juvenil no revolucionário programa “TV Mulher”, da Globo.

Como escritora Fanny deixou um legado de mais de 40 títulos para crianças e adolescentes. O primeiro na área de pedagogia foi “O Estranho Mundo que Se Mostra às Crianças”, publicado em 1983. A estreia na literatura infantil e juvenil aconteceu em 1986, com “Deixa Isso pra Lá e Vamos Brincar”, que reformulado dez anos depois passou a ser publicado como “Brincando de Antigamente”.

Fanny faleceu no dia 27 de novembro de 2017, aos 77 anos.

Para quem a conheceu e acompanhou pela tv, além das suas mensagens, sempre estimulantes, ficou a lembrança da sua risada contagiante e de seus gestos únicos ao se apresentar no programa da Globo. Sua performance ganhou notoriedade.

 

Em 02-12-2017 / M.A.Z.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais