PRÓ-TV


ERICK BRETAS


Seu nome completo é Erick de Miranda Brêtas. Ele nasceu na cidade de Niteroi, Rio de Janeiro, em 2 de maio de 1974. É jornalista. Trabalhou em jornal escrito e em televisão. Chegou a diretor da TV Globo.

Sua vida e sua carreira:

Ele formou-se em Jornalismo na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ. Fez mestrado em Media Communication Regulation na London School of Economics.

Ele começou a trabalhar na TV Globo como estagiário, em 1997. Foi da 1ª turma do programa de estagiários da Globo-2000( que hoje é o Estagiar). E foi ser estagiário do programa: “ Bom Dia Brasil”. Foi ali que viu uma pauta de programa, pela primeira vez. Diz ele: “ Sandra Moreyra foi minha tutora e teve muita paciência comigo, naquela época.” Depois ele foi trabalhar como trainee na produção do “ Jornal Nacional”.

Depois mudou para São Paulo, com a equipe do SPTV, que fez um “ furo” na época, divulgando a “ Máfia dos Fiscais”. Depois Erick voltou ao Rio e assumiu a Editoria Geral do “ Jornal Nacional”. Depois foi para “ Economia”.

Em seguida Erick Brêtas foi fazer seu mestrado em Londres. Mas antes disso, participou da importante cobertura dos atentados terroristas de 11 de setembro às Torres Gêmeas, em Nova York. “ Foi uma edição histórica do “ Jornal Nacional”.

Em 2002, quando voltou de Londres, o jornalista foi para São Paulo, para a sessão de Economia do “ Jornal da Globo”. Ali ficou até 2005, quando se tornou Diretor Executivo do telejornal. Seis meses depois, foi elevado a Editor- Chefe. Em 2006, esteve à frente de importantes coberturas da Globo., como a queda do avião da Tam, em Congonhas, do avião da Gol, em Mato Grosso., o assassinato da menina Isabela Nardoni, pelo pai e pela madrasta e muitos outros assuntos. Outra cobertura de destaque, foi a eleição dos Estados Unidos, em 2008.

Em 2009, Erick voltou a morar no Rio de Janeiro e assumiu o cargo de Diretor Regional de Jornalismo. . Nessa época foram criados o RJTV na Baixada e o RJTV Móvel.

Ele chefiou assuntos importantes, como: as enchentes do Morro do Bumba, a pacificação do Complexo do Alemão. E vários outros.

Em setembro de 2012, Erick Bretasa foi nomeado Diretor Executivo do Jornalismo da Globo.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais