MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ENIO CARVALHO


Enio José Coimbra de Carvalho nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 08 de dezembro de 1940.

Formado em Arte Dramática  pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Enio Carvalho  estreou profissionalmente em 1964 no espetáculo “As Feiticeiras de Salém”.

A estréia na TV gaúcha foi na novela “Pedra Redonda” de 1965, ao lado de Tarcísio Meira e Glória Menezes. Vem para São Paulo em 1966 e é contratado pela TV Tupi para atuar na novela “O Amor Tem Cara de Mulher” em 1966.

Ainda na TV Tupi atua em “Os Irmãos Corsos” e “Yoshico, Um Poema de Amor”. Vai para a TV Rio atuar na novela “Acorrentados” em 1969 e para a TV Excelsior para o grande elenco de “Sangue do Meu Sangue”.

Na TV Globo faz parte do elenco de “A Próxima Atração”; “Meu Pedacinho de Chão”; “Minha Doce Namorada” e “O Primeiro Amor”. Volta para a TV Tupi trabalhar na novela “Divinas e Maravilhosas” em 1973, escrita por Vicente Sesso com direção de Oswaldo Loureiro.

Enio Carvalho retorna para Curitiba no final dos anos 1970 e assume a coordenação do tradicional Teatro Guaíra. Ele escreveu dois livros: “O que é ator – Primeiros Passos” e “História e Formação do Ator”, publicados pela Editora Ática no final dos anos 1980.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação