PRÓ-TV


ENIO CARVALHO


Enio José Coimbra de Carvalho nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 08 de dezembro de 1940.

Formado em Arte Dramática  pela Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Enio Carvalho  estreou profissionalmente em 1964 no espetáculo “As Feiticeiras de Salém”.

A estréia na TV gaúcha foi na novela “Pedra Redonda” de 1965, ao lado de Tarcísio Meira e Glória Menezes. Vem para São Paulo em 1966 e é contratado pela TV Tupi para atuar na novela “O Amor Tem Cara de Mulher” em 1966.

Ainda na TV Tupi atua em “Os Irmãos Corsos” e “Yoshico, Um Poema de Amor”. Vai para a TV Rio atuar na novela “Acorrentados” em 1969 e para a TV Excelsior para o grande elenco de “Sangue do Meu Sangue”.

Na TV Globo faz parte do elenco de “A Próxima Atração”; “Meu Pedacinho de Chão”; “Minha Doce Namorada” e “O Primeiro Amor”. Volta para a TV Tupi trabalhar na novela “Divinas e Maravilhosas” em 1973, escrita por Vicente Sesso com direção de Oswaldo Loureiro.

Enio Carvalho retorna para Curitiba no final dos anos 1970 e assume a coordenação do tradicional Teatro Guaíra. Ele escreveu dois livros: “O que é ator – Primeiros Passos” e “História e Formação do Ator”, publicados pela Editora Ática no final dos anos 1980.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais