PRÓ-TV


EMILIA DUNCAN


Seu nome completo é Emília Beatriz Magalhães Duncan. Ela nasceu na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, em 18 de dezembro de 1958. É figurinista e trabalha em televisão, em cinema e em publicidade.

Sua vida e sua carreira:

Filha da museóloga Eloisa Magalhães Duncan e do advogado e procurador do estado Ronaldo Campos Duncan, ela diz que herdou deles o gosto pela literatura, por línguas, pelo estudo.

Fez vestibular para Letras e História, mas acabou optando pela segunda e se formando em 1981, pela Pontifícia Universidade Católica- PUC.

Foi trabalhar na parte de iconografia do Arquivo Nacional. Mas já gostava de criar bolsas, biquínis, enfim, coisas para si própria e para suas bonecas. Uma amiga Cláudia Kopke a convidou para abrirem uma confecção e ela aceitou. Mas acabaram criando modelos para gravações publicitgárias, para vários tipos de publicidade,e para capas de discos.

Resolveu viajar a Nova York, para se aperfeiçoar em cursos de design, modelagem,etc Quando voltou ao Brasil, foi convidada pela cenógrafa Lia Renha, para criar modelos para filmes. O primeiro que fez foi: “ Dias Melhores Virão”, em 1989, de Cacá Diegues. Depois fez: “ Estrela Nua”. A Seguir “Carlota Joaquina- Princesa do Brasil”, de Carla Camurati, em 1995.

Aí chegou a televisão em sua vida. Cao Albuquerque, figurinista, a chamou para fazer a série: “ A Comédia da Vida Privada”, da Rede Globo, em 1995. Em seguida fez: “ O Engraçado Arrependido”.

Fez os filmes: “ O Que é Isso Companheiro?” e “ Bossa Nova”. Em 1999, fez: “Orfeu”. Fez: “ Navalha na Carne”; “ Um Copo de Cólera”; “ Copacabana”.

Voltou à Globo, e fez a novela: “ Um Anjo Caiu do Céu”, em 2001. E antes, em 2000, a grande minissérie: “ A Muralha”. Em 2004, outra grande minissérie “Um Só Coração”.( Onde recriou personalidades, como: Tarsila do Amaral, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti Del Picchia, Santos Dumond, Assis Chateaubriand, Francisco Matarazzo e outros).

Emília Duncan ainda fez: “ Mad Maria, “ Amazônia , de Galvez a Chico Mendes” e outras novelas, como: “ Bang Bang”, “ Duas Caras”, “ Caminho das ìndias”( que ganhou o Prêmio Emmy Internacional). . Fez : “ Tempos Modernos”, “ Araguaia”, “ Insensato Coração” e “ Salve Jorge”.

 

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais