PRÓ-TV


ELIZABETH GASPER


Elisabeth Hella Manhardt nasceu Chemnitz, na Alemanha, em 07 de fevereiro de 1938.

Ainda adolescente passa a morar no Brasil nos anos 1950 e no final daquela década já se destaca como atriz do Teatro Musicado do mestre Carlos Machado. Depois trabalha na famosa peça teatral de Guilherme Figueiredo, “O Asilado”, sucesso no Teatro Santa Rosa, no Rio de Janeiro.

No Cinema é dirigida por Carlos Manga em “Colégio de Brotos”; por Watson Macedo em “Rio, Verão e Amor”; Glauber Rocha em “Terra em Transe”; Flávio Tambellini em “O Beijo” e Ruben Biáfora em “A Casa das Tentações”.

Elizabeth Gasper depois de ser ainda jovem uma estrela da TV Rio canal 13 do Rio de Janeiro, no final da década de 1950, faz em 1966 a sua primeira novela diária, “Anjo Marcado” de Ivani Ribeiro, na TV Excelsior canal 9 de São Paulo, com direção de Walter Avancini.

Em 1968, trabalha com Lucia Lambertini em “As Professorinhas” na TV Record e ainda no mesmo ano volta a ser dirigida por Walter Avancini na novela “A Última Testemunha” de Benedito Ruy Barbosa, no canal 7 paulistano.

Em 1969, trabalha com Wanda Kosmos na TV Bandeirantes e em 1970 estréia na Rede Globo em “Pigmaleão 70” de Vicente Sesso com direção de Regis Cardoso. Em 1973 faz sua primeira novela na Tupi, “A Volta de Beto Rockfeller” de Bráulio Pedroso com direção de Oswaldo Loureiro, protagonizada por Luis Gustavo.

Em 1981 tem um personagem de destaque na novela “Os Imigrantes” na TV Bandeirantes, um grande sucesso de Benedito Ruy Barbosa. E logo depois passa a trabalhar na TVS, na novela “Acorrentada” de Henrique Lobo com direção de Crayton Sarzy, baseada em original argentino de Marisa Garrido.

Em 1991, estreia na TV Manchete, trabalhando com Geraldo Vietri e Nilton Travesso em “Floradas na Serra”. Em 2010 faz a sua mais recente novela na Globo, que foi “Viver a Vida” de Manoel Carlos com direção de Jayme Monjardim, antes havia participado de “Duas Caras”, na mesma emissora.

Irmã do iluminador de TV Peter Gaspar, que fez história na Rede Globo, falecido em 2014, Elizabeth Gasper é uma pioneira da Televisão no Brasil.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais