PRÓ-TV


ELIANA GUTTMAN


Eliana Guttman nasceu em São Paulo, em 15 de março de 1955. É uma atriz brasileira, com atuação em teatro, cinema, televisão. De origem judaica, é uma atriz que se salienta, entre as atrizes, sendo que também faz comerciais para a televisão. Tem uma voz possante e faz personagens bem diversificadas. Formou-se pela EAD/USP, Escola de Arte Dramática ,em 1989. Trabalhou como secretária bilíngue e começou a carreira de atriz só no final da década de 80.

Em teatro,entre outras peças fez: ” O Enigma Blavatsky”, ” Dorotéia Vai à Guerra”, ” Um Violinista no Telhado”,” Querida Helena”, ” Estranho Amor”.

Em cinema, fez importantes filmes, como: ” Feliz Ano Velho”, ” Sabor de Paixão”, ” Olga”,” Bellini e a Esfinge” e ” Xangô de Baker Street”.

Em publicidade atuou em mais de cem campanhas, tais como: ” Etti”, ” Tri-Fil” e inúmeras outras.

Em televisão, começou na Rede Manchete, em 1996, em: ” Xica da Silva”. No ano seguinte, na mesma emissora fez: ” Mandacaru”. Em 98, na Rede Bandeirantes, fez: ” Meu Pé de Laranja Lima”. Depois na Rede Globo fez: ” Força de Um Desejo”. Em 2002: ” Esperança”.Em 2004, o seriado policial: ” Linha Direta”. Em 2005, a minissérie: ” Mad Maria”. Em 2006, no SBT: ” Cristal”. Em 2007, na Record: ” Luz do Sol”, em 2009, também na Record: ” Poder Paralelo”. Em 2011, ainda na Record, “Rebelde”. E em 2014, a novela “Vitória” e a série “Milagres de Jesus”.

Eliana Guttman é também escritora, tendo publicado o livro de culinária: ” As Delícias da Cozinha Judaica”.

A atriz já recebeu diversos prêmios em sua carreira. Em 2002, recebeu: ” Personalidade Feminina”, “Atriz Revelação”, da Imprensa Especializada e o ” Prêmio Top Of Mind”. Em 2006, recebeu o “Prêmio Cultural Blue Life”.Foi indicada ao Prêmio “Apetesp”, por seu trabalho em ” Angels in América”.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais