PRÓ-TV


ELEU SALVADOR


O ator, dublador e compositor ELEU SALVADOR nasceu na cidade de General Câmara, no Rio Grande do Sul. Lá costumava ajudar os passageiros carregando as bagagens na estação de trem e assim era um dos primeiros a se inteirar das novidades lendo os jornais provenientes da capital gaúcha. Entrou para o radio e fez sucesso em Porto Alegre. Trabalhou no programa “Campeonato em Três Tempos”, da radio Gaúcha, escrito por Carlos Nobre, que ia ao ar às terças feiras e a cidade comentava a semana toda.

Naquele programa vários atores representavam os times locais. No final do ano o clube campeão “casava” com a “miss copa” interpretada pela atriz Leonor de Souza. O time do São José era personificado pelo Eleu. Foi fazendo sucesso, crescendo e partiu para o centro do país, para trabalhar na tv e na dublagem. Em São Paulo participou de novelas da TUPI: “Tchan A Grande Sacada”, da BANDEIRANTES onde fez “Cara a Cara” e “Um Homem Muito Especial” e depois no SBT onde atuou em “Destino”, “Meus Filhos Minha Vida” e “Jerônimo”.

Na dublagem fez seu trabalho mais intenso. Geralmente fazia aquelas vozes de cientista louco com sotaque. Será sempre lembrado como o Sulu na dublagem original da série clássica de”Jornada nas Estrelas”, a voz brasileira de Christopher Lloyd nos filmes e desenhos da série do cinema “De Volta para o Futuro”, como o professor Dingle Dong do desenho “Pica Pau”, o Jaiminho do “Chesperito”, o Pepe em “Chapolin” e o pai da Bulma em “Dragon Ball Z”. Eleu desenvolveu também seu lado de compositor criando muitas canções como “Da sorte”, um calípso, a primeira música gravada pela Elis Regina, e “Parabéns Gaúcho”, em parceria com Dimas Costa.

Os seus últimos trabalhos foram dublando vovôs em desenhos animados japoneses. Mas se afastou da atividade por problemas de saúde. No dia 10 de agosto de 2007 o ator nos deixou, mas estará sempre presente nas eternas reprises.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais