MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DOMINGUINHOS


O nome completo de Dominguinhos é José Domingos de Morais. Ele nasceu em 12 de feveriero de 1941, na cidade de Guaranhuns, em Pernambuco.

Ele tocava acordeão e seus gêneros eram: baião, bossa nova, forró, xote, jazz. Além de instrumentista, era cantor e compositor.

Teve como mestres, os grandes: Luiz Gonzaga e Orlando Silveira.

Luiz Gonzaga deu o tom, e Dominguinhos o seguiu na sanfona. Depois Dominguinhos emprestou aos insrumentos sotaques novos, diferentes, enfim, inovou a arte do mestre. “Não abandonou o baião do padrinho, mas brincou com outras praias. O que conta mesmo é a sensibilidade, o talento, a emoção, capazes de transformar ideias e transformar conceitos em arte”.

No começo, nos primeiros anos, deixava-se embalar pelos sons tirados da sanfona por seu pai. Depois a música foi construindo os rumos de sua vida. E sua música se tornou regional e universal.

As músicas que gravou foram inúmeras. Citemos: “ Fim de Festa”, em 1964; Cheinho de Molho”, em 65. “ 13 de Dezembro”. Em 66: “ Lamento de Caboclo”.Em 73; e no mesmo ano:” Tudo Azul” e “ Festa der Sertão”. Em 74: “ Dominguinhos e Seu Acordeon”. Em 75: “ Forró de Dominguinhos”. Em 77: “Domingo, Menino Dominguinhos”:; Em 77: “ Oi, Lá Vou Eu”. Em 78: “ Oxente, Dominguinhos”. Em 79: “ Após Tá Certo”. Em 80: “ Quem Me Levará Sou Eu”. Em 81: “ Querubim”. “ Em 82; “ A Maravilhosa Música Brasileira”,” Simplicidade”, “Dominguinhos e Sua Sanfona”. Em 83: “ Festejo e Alegria”. Em 85: “ Isso Aqui Tá Bom Demais”. Em 86: “ Gostoso Demais”. Em 87: “ Seu Domingos”. Em 88: “ É Isso Aí. Simples Como a Vida”. Em 89: “ Veredas Nordestinas”. Em 90: “ Aqui Tá Ficando Bom “. Em 91: “ Dominguinhos è Brasil”. Em 92: “ Guaranhuns”. Em 93: “O Trinado do Trovão”. Em 94: “ Choro Chorado “ e “ Nas Quebradas do Sertão”. Em 95: “ Dominguinhos è Tradição”. Em 96:” Pé de Poeira”. Em 97: “Dominguinhos e Convidados Cantam Luiz Gonzaga”. Em 98: “ Nas Costas do Brasil”. Em 99: “ Você Vai Ver o Que è Bom”. Em 2001: “ Dominguinhos ao Vivo”. E “ Lembrando de Você”. Em 2002: “ Chegando de Mansinho”. Em 2004: “ Cada Um Belisca Um Pouco”. Em 2005: “ Elba Ramalho e Dominguinhos”. Em 2006: “Conterrâneos”. Em 2007:Em 2007: “ Canteiro”. E em 2008: “ Yamandu e Dominguinhos”.

Após anos lutando contra o câncer, Dominguinhos faleceu em São Paulo, no dia 23 de julho de 2013, aos 72 anos.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação