MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


DOMINGOS DE OLIVEIRA


O nome completo de Domingos de Oliveira era Domingos José Soares de Oliveira. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de setembro de 1936.

Foi um ator, dramaturgo e cineasta com reconhecimento nacional e atuou na Televisão, no Teatro e principalmente no Cinema.

Ele formou-se em Engenharia, pela ENE, mas nunca trabalhou na área de sua formação. Envolveu-se logo com teatro amador e começou a escrever peças e a se ligar também ao cinema.

Começou como roteirista no Cinema e em 1962, fez o roteiro de “5 Vezes Favela”. Em 1966, dirigiu o seu maior sucesso,  “Todas as Mulheres do Mundo”, estrelado por Leila Diniz e Paulo José. Em 1967 fez “Edu, Coração de Ouro”. Em 1969, “As Duas Faces da Moeda”. Em 1970, “É Simonal” e em 1971, “A Culpa”. Em 1975 realizou “As Deliciosas Traições do Amor”.

Ficou anos sem filmar e voltou em 1997 com “Amores” e depois vieram “Separações”; “Feminices”;  “Carreiras”; “Juventude” ; “Todo Mundo Tem Problemas Sexuais” e “Era Uma Vez”. Em 2012 fez seu último trabalho no cinema com “Primeiro Dia de Um Ano Qualquer”.

Como ator atuou em “Sambrianga”; “Deliciosas Traições do Amor”; “Os Maníacos Exóticos”; “ Amores”;  “Redentor”; “Separações”;  “Feminices”; “Carreiras” e “Juventude”.

Na Televisão ele dirigiu o seriado “Confissões de Adolescente”, na TV Cultura, de 1994 a 1996.

Como roteirista, em 1965, na Rede Globo fez “22-2000 –Cidade Aberta”. Em 1972 assinou dois teleteatros de muita audiência na mesma emissora: “O Médico e o Monstro” e  “Somos Todos do Jardim da Infância”. Em 1978 escreveu o seriado “Ciranda Cirandinha” e em 1979 adaptou para teleteatro o original “Vestido de Noiva” de Nelson Rodrigues.

Na década de 1980 ele escreveu alguns episódios de “Amizade Colorida” para a TV Globo, e voltaria para a emissora em 1993 para escrever a minissérie “Contos de Verão”. Em 1994 escreveu parte da novela  “74.5-Uma Onda no Ar”, na Rede Manchete”, e em 2007, na Rede TV!, “Confissões de Mulheres de Trinta”.

Como ator na Televisão ele fez uma participação especial na novela “Helena”, em 1987 , na TV Manchete, e outra na minissérie “JK”, na TV Globo em 2006.

Em 2012, Domingos de Oliveira faz no Canal Brasil, o programa “Todos os Homens do Mundo”, ao lado de sua atual esposa, a atriz Priscila Rozenbaum.

Domingos de Oliveira é pai da atriz e escritora Maria Mariana e faleceu no Rio de Janeiro, em sua casa no Bairro do Leblon,  em 23 de março de  2019, aos 82 anos de idade, tendo sido sepultado no Cemitério São João Batista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação