MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CYRO PEREIRA


Cyro Pereira nasceu no Rio Grande do Sul, em 14 de agosto 1929. E faleceu na cidade de São Paulo, em 9 de junho de 2011. Ele foi músico, maestro, compositor e pianista. Seu nome completo era Cyro Marin Pereira. Ele mudou-se para a capital paulista nos anos 50 e tornou-se amigo do importante maestro Gabriel Migliori.

Cyro Pereira escreveu seu primeiro arranjo orquestral em 1947. Lecionou orquestração, na UNICAMP. Foi maestro do Orquestra Jazz Sinfônica. Foi diretor, por muitos anos na Rede Record de Rádio e Televisão. Foi diretor da orquestra da Record, por toda a década de 60. Permaneceu na emissora por 24 anos. Foi diretor de programas como: ” O Fino da Bossa”, onde cantavam Elis Regina e Jair Rodrigues. Foi também o maestro dos Festivais de Música da TV Record, que fizeram tanto sucesso e lançaram tantos cantores e tantas músicas entre 1966 e 1969.

Foi nessa emissora que o maestro conheceu a cantora Esterzinha de Souza, com quem se casou e eles ficaram casados por 56 anos, até sua morte.

O curioso da vida de Cyro e´ que ele nunca estudou regência de maneira formal e no entanto se tornou um dos maiores e mais respeitados maestros do Brasil. Seu mentor foi o maestro Gabriel Migliori e com ele aprendeu a escrever arranjos e orquestrações para música popular brasileira. Compôs também músicas eruditas, no sentido estrito. Apos o encerramento, pelas emissoras de televisão, da participação de grandes orquestras, em sua programação, em 1990, Cyro foi para a Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo, que ele ajudou a criar.

Todos se lembram dele como generoso, educado,mas era também exigente e rigoroso.

Cyro recebeu em vida vários troféus. Em 1957 e 1966, recebeu o Troféu Roquete Pinto. Em 1962, o prêmio de Melhor Compositor, do Departamento de Cultura da Prefeitura de São Paulo. Em 1964, Prêmio da Academia Brasileira de Música, pelo seu” Concerto em Ré maior”, sobre temas de Ernesto Nazareth. Em 1972, recebeu o prêmio de Regente e Arranjador, no Festival Onda Nueva. Em 1999: O ” Revelação Musical”, pela revista Bravo.

Em sua discografia consta, em 1997, o disco: ” 50 Anos de Música”, com a Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo.

Também publicou o livro: ” Cyro Pereira- Maestro”, em 2005.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação