MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


COWBOY MONTE ALEGRE


O nome do cantor Cowboy Monte Alegre é Celino Monte Alegre. Ele nasceu no dia16 de outubro de 1924, na cidade de Brotas, interior do estado de São Paulo.

Desde cedo começou a se ligar á vida artística. Fez rádio, teatro, televisão. Seu pai era o maestro Waldemar Pedro Monte Alegre, mas por motivos financeiros, acabou abandonando a música e indo trabalhar como escritório na Companhia CITY de Santos, cidade praiana do estado de São Paulo. Celino, seu filho, estava com 18 anos e foi fazer serviço militar na 4ª Zona Aérea em Bocaina- Santos. Mas, seguindo a veia artística do pai, logo foi para a capital paulista e participou de um programa de calouros da RádioPiratininga, na Praça Ramos de Azevedo, em São Paulo. Foi classificado em 1º lugar, devido ao seu estilo “tirolez”, que era original e foi bem aceito. Logo conseguiu um contrato com a Rádio Record de São Paulo. Ele inspirava-se no ator Roy Rogers, americano de filmes de faroeste.

Celino Monte Alegre começou a realizar shows em diversas cidades do estado e de outros estados também. Fez sucesso. Seguiam-lhe nesses shows artistas de nome, como Mazzaroppi, Cascatinha e Inhana, Irmãs Galvão, Francisco Petrôneo. Cauby Peixoto e muitos outros. E o Cowboy ficou importante, pois era prestigiado também pelos diretores da Rádio Record, a família Paulo Machado de Carvalho.

Foi assim que ele conseguiu gravar muitas músicas, pela Companhia Continental Records, com a Orquestra do maestro Silvio Mazuca. Gravou também com Poly e Seu Conjunto. Foi o primeiro cantor a gravar em estilo “tirolez”, antes de Bob Nelson, que depois apareceu no Rio de Janeiro.

Cowboy Monte Alegre faleceu em 02 de fevereiro de 2002, na cidade de São Caetano do Sul, estado de São Paulo. Estava casado com Camelinda Branco e deixou os filhos Maili, Celina, Miriam e Celso, que é também artista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação