MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLEMENTE NETO


Seu nome completo é Clemente Gonçalves de Oliveira Neto. Ele nasceu em 11 de março, de 1943, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. É jornalista e chegou a diretor da TV Globo.

Sua vida e sua carreira:

Clemente é filho do oficial de justiça Dirceu Campos de Oliveira e da comerciária Maria Dutra de Oliveira. Começou sua carreira profissional aos 17 anos, já como repórter do “ Diário de Notícias” de Porto Alegre. Trabalhou ainda no jornal” A Hora” e na sucursal de “ A Última Hora”.

Aos 19 anos mudou-se para o Rio de Janeiro. Conseguiu emprego no “ Jornal do Brasil”, que, à época, passou por reforma gráfica e criou o Caderno 2.Na redação, Clemente tinha grandes jornalistas como colegas, entre os quais: Jânio de Freitas e Reynaldo Jardim.

No início dos anos 60. Clemente foi contratado pela Editora Abri, que estava preparando a revista que foi um marco no Brasil, de nome: “ Realidade”. O projeto foi adiado , e a Abril publicou então a “ Intervalo”, com assuntos de televisão, onde Clemente trabalhou. Com isso fez amizades com a gente das emissoras, principalmente com os da TV Rio, onde a direção era de Walter Clark. Logo Clemente ficou seu amigo, e foi ser seu assessor.. Foi então que Walter contratou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, para diretor artístico da emissora.

Clemente Neto trabalhou junto ao Boni, na preparação de vários programas, como o humorístico: “ Praça Onze”, de Chico Anysio.

Em 1965, no final do ano, Walter Clark foi para a TV Globo, que tinha sido inaugurada. Quis levar Boni e Clemente Neto. Mas Boni estava empenhado com a direção da TV Tupi, para organizar o “ Telecentro”. Só um ano depois e´que Boni e Clemente foram para a Globo. Clemente foi como assessor de Boni.

Durante a fase da incorporação da TV Paulista, à Globo, Clemente ficou em São Paulo. De volta ao Rio de Janeiro, foi coordenador da 1ª novela de Janete Clair: “ Véu de Noiva”, em 1968. E fez vários outros importantes programas.

Em 1970, ficou diretor de programação e foi implantar a TV Globo em Belo Horizonte. Depois foi fazer o mesmo serviço em Recife e Brasília

Em 1976, assumiu a direção nacional da programação da Rede Globo.

Em 1980, Clemente Neto deixou a Globo. Foi para a TV Bandeirantes, acompanhando o amigo Walter Clark, que para lá foi também. Mas em 82, voltou à Globo, como diretor executivo da Globotec.

Depois voltou a trabalhar na Bandeirantes, mas em meados de 1990, foi para a TVE. Em seguida foi para a “ Direct TV” e entre 2001 e 2006, trabalhou na TV Cultura, cuidando da programação infantil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação