MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CLAUDETTE SOARES


Claudette Colbert Soares é o nome todo de Claudette Soares, grande cantora brasileira.Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 31 de outubro de 1937.

Começou sua carreira artística ainda menina, pois foi revelada no programa ” A Raia Miúda”, de Renato Murce, na Rádio Nacional.Apresentou-se depois no programa: ” Clube do Guri”, de Silveira Lima, na Rádio Mauá.Depois no programa: ” Papel Carbono”, também de Renato Murce. E no programa: ” Salve o Baião”, de Luiz Gonzaga, que a apelidou de: ” Princesinha do Baião”.

Na década de 50, Claudette , já mocinha, foi chamada por Silvinha Telles para a substituir na Boate Plaza.Depois esteve no palco com figuras de nome, como Baden Powell, Milton Banana, João Donato,Luiz Eça. Participou na Televisão Excelsior, no programa” Brasil 60″, de Bibi Ferreira, em São Paulo.Esteve nas casas noturnas: ” Baiuca”, ” João Sebastião Bar”,” Cambridge”, ” Ela, Cravo e Canela”, com o pianista Pedrinho Mattar. Este no programa” Jovem Guarda”, da TV Record de São Paulo.Em 1966, participou do” Iº Festival Internacional da Canção”.Nesse ano ganhou o troféu Euterpe, como ” Melhor Cantora do Ano”. Em 1970, fez o ” Vº Festival Internacional da Canção”.

A cantora participou de inúmeros espetáculos.Em casas noturnas, em faculdades,no Memorial da América Latina, em shoppings, tanto no Rio de Janeiro, como em São Paulo e outras capitais.

Sua discografia é a seguinte:Em 1958, gravou : ” Foi a Noite”. Em 64: ” A Dona da Bossa”. Em 66: “Primeiro Tempo 5X0″.Em 67: ” Claudette Soares”. Em 68: ” Gil, Chico e Veloso por Claudette Soares”. Em 69: ” Claudette Soares” e ” Quem Não É A Maior Tem Que Ser a Melhor”. Em 70: ” Claudete nº 3″. Em 7′ “De tanto Amor”.Em 74: ” Você”. Em 76: “Tudo Isso É Amor” e ” Fiz do Amor Meu Canto”. Em 77: “Tudo Isso É Amor- Vol 2”.Em 1995: “Vida Real”,um CD. Em 2000: ” Claudette Soares ao Vivo”- CD. Em 2002: “Claudette Soares e Leandro Braga”. E em 2007: ” Boa Noite”- homenagem a Tom Jobim e Silvinha Telles.

Claudette Soares fez muitas participações especiais, com outros cantores e com grandes compositores.

Em 1972, a cantora casou-se com o músico Júlio César Figueiredo. Seu padrinho de casamento foi o cantor Roberto Carlos, que lhe deu de presente no dia a música: ” Como É Grande o Meu Amor Por Você“.

Ela divorciou-se na década de 90.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação