MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CÉSAR TRALLI


César Tralli nasceu em São Paulo, capital, em 23de dezembro de 1970. Formou-se em jornalismo pela Faculdade de ComunicaçãoSocial Cásper Líbero. Trabalhou em revistas, emissoras de rádio, televisõese jornais. Para a televisão ele foi aos 21 anos, quando trabalhouapresentando o programa turístico independente “Flórida On Line”,que ia ao ar pela TV Record, em 1991. Depois Tralli passou para o SBT efoi fazer o programa:”Aqui Agora”.

Conseguiu emprego na Rede Globo de Televisão em1993. E lá está desde então. E não demorou muito paraconseguir ser indicado como correspondente em Londres, em 1995. Ele foi ocorrespondente mais novo de toda a história. Passou cinco anos naInglaterra e nesse período fez reportagens em 30 países.Cobriu conflitosno Oriente Médio, fez o assassinato do primeiro-ministro de Israel Yitzhak Rabin, cobriu o acidente nuclear de Chernobil, o terremoto da Turquia, ea morte da princesa Diana.Ao voltar para o Brasil, César Tralli escreveuo livro”Olhar Crônico”, com 40 crônicas, sobre os acontecimentosmais marcantes, que presenciou nesse período, como correspondenteinternacional. Tralli cobriu também os atentados de 11 de setembro emNova Iorque, em 2001, as Copas do Mundo da França de 1998, da Coréia e doJapão, de 2002 , as Olimpíadas de Atenas de 2004 e as de Pequim, em 2008.

Quando no Brasil, ele foi repórter investigativo emcasos como o do juiz Nicolau dos Santos Neto, a prisão de Paulo Maluf e dofilho Flávio Maluf, a prisão de Lao Kin Chong, a prisão do banqueiro EdemarCid Ferreira, a operação Anaconda,a Máfia do Apito, e vários outrosacontecimentos criminosos mais importantes, nos últimos tempos no Brasil.Em2007, Tralli investigou irregularidades nas obras do Metrô de São Paulo, queresultaram na queda do presidente da companhia. Fez reportagem sobre a máfia dagasolina adulterada, com a descoberta de fraudes de postos de combustíveis erevelou relações de traficantes colombianos, com policiais do Brasil .Descobriu a máfia do Sindicato dos Motoristas de ônibus de São Paulo.Cobriu aprisão de Juan Carlos Ramirez Abadia,o megatraficante, que em 2008foi extraditado para os Estados Unidos.

César Tralli ganhou o Prêmio Embratel de Jornalismona categoria:”Televisão”; o Prêmio Comunique-se, como MelhorRepórter de Vídeo do País; o Grande Prêmio Rede Globo de Televisão, noscasos da prisão de Law e da máfia dos motoristas de ônibus deSão Paulo. Recebeu ainda o Troféu Barbosa Lima Sobrinho , que é a maiorpremiação concedida pelo Prêmio Imprensa Embratel,por uma série dereportagens sobre a adulteração dos combustíveis.

Em setembro de 2011, assume a apresentação do “SP TV – Primeira Edição”, que ganha novo formato, mais informal e com a tradicional bancada dos apresentadores num formato mais enxuto, moderno e estilizado.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação