MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CELSO GUIMARÃES


Celso Guimarães, famoso locutor de rádio do Rio de Janeiro, nasceu na cidade do interior de São Paulo, Jundiaí, em 23 de novembro de 1907.

No dia 12 de setembro de 1936, surgiu no ar um locutor falando: ” Alô, Alô Brasil. Aqui fala a Rádio Nacional do Rio de Janeiro”. Era um sábado e começava ali, com a voz de Celso Guimarães, e o prefixo musical de ” Luar do Sertão”, composição de Catulo da Paixão Cearense e João Pernambuco,a emissora que foi considerada a mais importante não só do Brasil, mas da América Latina.

A Rádio Nacional,que foi sempre a mais ouvida do Brasil, entre os anos de 1936 a 1939, já reunia a nata dos artistas brasileiros. Foram contratados vários maestros, como Radamés Gnatalli e Romeu Ghispman. A orquestra foi constituída de 80 músicos. Entre os cantores e compositores estavam ali: Lamartine Babo, Paulo Tapajós, Orlando Silva, Marília Batista, Aracy de Almeida. Os locutores eram: Celso Guimarães, Aurélio de Andrade, Oduvaldo Cozzi. O sonoplasta: Edmo do Vale.A emissora da Praça Mauá sempre reuniu o cultural ao artístico.Na dramaturgia, o radioteatro, nos programas de auditório: ” A Hora do Pato”, “Programa Manoel Barcelos”, ” Programa César de Alencar”. Nos humorísticos: ” O Balança Mas Não Cai”. E também vários programas de concertos musicais. Nos anos seguintes, foram contratados mais e mais artistas, como; Mesquitinha, Manoel Pêra, Arnaldo Coutinho, Violeta Ferraz, Olga Nobre, Enília Pera, Oscarito.

Celso Guimarães não era só locutor. Era também ator. Ator de radioteatro e de cinema. Já em em 35, fez: “Fazendo Fitas”. Em 1939, fez: ” Aves Sem Ninho”. Em 1940 fez o filme: ” Argila”. Em 43 fez: ” Caminho do Céu “. Em 47: “Asas do Brasil” e ” Luz Dos Meus Olhos”. E em 48: “Esta É Fina” e ” Terra Violenta”.

A Rádio Nacional serviu de modelo para as demais emissoras, inclusive às de São Paulo,entre as quais, a Rádio Cruzeiro do Sul.E Celso Guimarães teve sempre função privilegiada.

Celso Guimarães criou para a Rádio Cruzeiro do Sul, de São Paulo, o programa: ” Calouros do Rádio”. Um dos que muito insistiram e conseguiram uma oportunidade de participar do programa foi Adoniran Barbosa.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação