MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CÁTIA FONSECA


Cátia Fonseca nasceu em 1º de fevereiro de 1969 ,em São Paulo. Seu nome completo é Catia Cilene de Miranda e Fonseca. Cátiafez um curso de Rádio e TV no SENAC. Na época, Cátia percebeu que aRede Mulher precisava de apresentadoras de programas e ela compareceu àemissora . Queria fazer parte de programa jornalístico, mas isso não erada programação da emissora. E Cátia participou de outros testes. Conta Cátia:”Fizteste para o programa “D &D”, mas fui péssima. Se não fosse o câmera me ajudar…. eu estava lascada”. Com seu jeito simples e espontâneo, porém, ela foi apreciada. E logo depois foi chamada para apresentar”Com Sabor”. Era o ano de 1994, e estava iniciada a carreira de Cátia Fonseca.

Na emissora, Cátia ficou pouco mais de umano. Depois foi para a TV Gazeta, para apresentar o :” Pra Você”.Alificou até 1997. Foi depois para a Rede Manchete e ficou apresentando o programafeminino:”Mulher de Hoje”, em substituição a BethRusso.Depois foi para a TV Record, e Claudete Troiano ficou em seu lugar naManchete .Cátia substituiu Ana Maria Braga , no programa:”Note eAnote”. Fez sucesso e ali ficou por dois anos. Conta Cátia:”ARecord trabalhava muito ligada ao IBOPE e isso me deixava muito estressada eaté mal humorada. Se um convidado não dava IBOPE, tínhamos que cortá-lo.Eunão gostava de trabalhar daquele jeito e saí”. Depois de sair, CátiaFonseca montou uma padaria e ficou fora da televisão por um ano.

Foi então convidada a retornar à Gazeta em 2002.Voltou e passou a apresentar o programa :”Mulheres”, com uma novaproposta. Tudo foi modificado. A apresentação, o editorial , a produção,sempre buscando agradar às empresas, os anunciantes, o público.Conta Cátia:”E a Gazeta ficou sendo a minha casa. Meu relacionamento com aequipe é fantástica, vivo num ambiente de alegria e muita felicidade. Eusou assim: gosto e quero passar as informações com alegria.A gente, no mundo,vê muita notícia ruim, muita coisa chata, pra gente ter que ver epensar, então acho que um pouco de diversão e bom astral faz muito bem. Eutento passar isso no meu programa”. Dona de um estilo simples, caseiro,quealguns até acham “caipira”, Cátia não liga para a fama. Vai aosupermercado, faz compras, conversa com as pessoas “numa boa”. E,segundo ela, “isso ajuda a gente a fazer o programa”.

Cátia Fonseca é casada. Ela é uma grande mulher!

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação