MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CÁSPER LÍBERO


Cásper Líbero foi um jornalista brasileiro muito inteligente, que se tornou empresário do ramo e criou os jornais mais importantes de seu tempo. Ele nasceu na cidade paulista de Bragança Paulista, em 2 de março de 1889. E morreu no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1943.

Cásper Líbero estudou Direito, na famosa Faculdade de Direito do Largo São Francisco, também conhecida como ” As Arcadas”. Mas o seu pendor era o jornalismo. Aos vinte anos, já estava formado e então fundou, dois anos depois, o jornal Última Hora, na cidade do Rio de Janeiro. Aos 23 anos, fundou a primeira agência de notícias do estado de São Paulo- a Agência Americana.

Em 1918, então com 29 anos, Cásper Líbero comprou o vespertino: A Gazeta, do qual se tornou também diretor. Para fazê-lo crescer, o jornalista fez várias modernidades. Importou rotativas da Alemanha, substituiu o telégrafo pelo teletipo, implantou técnicas de gravura, composição e impressão gráfica, que foi a primeira em cores no Brasil e implantou uma dinâmica nova no transporte e distribuição dos jornais, possibilitando que os exemplares chegassem aos leitores em tempo recorde.

Em 1939, inaugurou o Palácio da Imprensa, como era chamada a sede do jornal ” A Gazeta”. Ele era na rua da Conceição, hoje chamada Avenida Cásper Líbero. Era um edifício já apropriado para jornal, com redação, composição, etc. Criou também um suplemento dedicado aos esportes, que ficou chamado: Gazeta Esportiva, que começou apenas como um encarte, mas terminou com o prinicpal jornal esportivo da América Latina.Foi ele o idealizador da famosa, até hoje, CORRIDA de SÃO SILVESTRE.

Em 1940, Cásper Líbero comprou a Rádio Educadora Paulista, que passou a se chama: Rádio Gazeta, que era cognominada: Emissora da Elite”

De uma inteligência ímpar, irrequieto e perspicaz, era muito ligado ao que hoje chamamos: marcketing, Era realmente o número um, dentre os jornalistas de seu tempo. Mas viveu pouco. Faleceu em um desastre aéreo, no Rio de Janeiro, em 27 de agosto de 1943, com 54 anos. No mesmo desastre, faleceu o arcebispo de São Paulo, Dom José Gaspar d’Afonseca e Silva.

Após sua pranteada morte, foi feita uma fundação, pois ele havia deixado esse desejo em testamento. Leva seu nome: Fundação Cásper Líbero e administra o complexo de comunicação, deixado pelo patrono, que inclui emissora de televisão, emissoras de rádio AM e FM, aFaculdade de Comunicação Social Cásper Líbero, de jornalismo, os jornais A Gazeta e A Gazeta Esportiva , e o Grupo Empresarial Cidadania. E cuja sede é num grande edifício que se situa na Avenida Paulista, na capital paulista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação