MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARTOLA


Angenor de Oliveira,mais conhecido como Cartola, nasceu no Rio de Janeiro, em 11 de outubro de 1908. Ele foi cantor, compositor e poeta. Nasceu no bairro central do Catete, foi o quarto filho de Sebastião Joaquim de Oliveira e Aída Gomes de Oliveira, que tiveram ao todo sete filhos.Cartola só fez o curso primário, pois os pais eram pobres e ele sempre teve que trabalhar, pra ajudar os pais e se sustentar. Seu nome era pra ser Agenor, e por erro do cartório, ficou sendo Angenor, com um n a mais.

Aos oito anos ele já se envolveu com o samba, desfilando fantasiado em blocos carnavalescos. Sempre por motivos financeiros, foi morar no morro da Mangueira, aos onze anos. Trabalhava em bicos, como se diz, isto é, não teve emprego fixo. Foi pedreiro, pintor de paredes, lavador de carros, vigia de prédios, contínuo de repartição e várias outras funções, com que se mantinha e ajudava a família. Sua mãe faleceu, quando ele estava com 16 anos e seu pai, talvez por causa dessa sua instabilidade profissional, o mandou embora de casa. Cartola foi viver sozinho, com pouca idade e enfrentou os maiores revezes. Apesar disso, nunca deixou de trabalhar. Vaidoso que era, como auxiliar de pedreiro, usava um chapéu ou uma cartola, o que fez com os amigos o apelidassem de Cartola,mas o que ele queria era apenas defender os cabelos do cimento e da areia, que caiam das construções, pois ele era vaidoso. Por viver sozinho, envolveu-se com muitas mulheres, o que chegou a ser bom, pois ele adoeceu fortemente, esteve mesmo à beira da morte e elas o ajudaram, quando ele teve até que parar de trabalhar.

À época, já escrevia letras de sambas, e o fazia com capricho e inspiração. Começou então a vendê-las, pois era a única maneira de ganhar algum dinheiro, já que ficou muito tempo sem poder fazer trabalhos físicos, que eram os únicos, para os quais tinha competência.Em 1927, vendeu o samba: “Que Infeliz Sorte”, por trezentos contos de reis e essa música foi gravada por Francisco Alves, importante cantor daquele tempo.Cartola também fazia as músicas, e não apenas as letra, e ás vezes vendia o produto pronto, o que era mais difícil. .

Desde 1920,os blocos carnavalescos existentes, resolveram se organizar em escolas de samba.Ismael Silva fundou a Estácio de Sá. E Cartola, mais sete amigos,entre eles Heitor dos Prazeres, fundaram a Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, em 28 de abril de 1928. Dizem que até as cores que a Mangueira adotou, foram escolhidas por Cartola, naquela ocasião. E quando a escola, já em seu primeiro desfile, no ano seguinte, cantou uma musica-enredo de Cartola, de nome:”Chega de Demanda”,ela ganhou o primeiro lugar.

Cartola ficou sendo o Diretor de Harmonia e um dos principais compositores dos enredos. E a isso dedicou boa parte de sua vida. Seus sambas também foram sendo gravados por muitos cantores, na década de 30 e 40. Em 40 participou de gravações com vários outros músicos , que foram ficando importantes, como Pixinguinha, Donga, Jararaca, Zé da Zilda, João da Baiana e outros. Fez gravações para o maestro americano Lopold Stokowski , quando estava em turnê a bordo do navio “Uruguai”, mas as músicas só foram lançadas nos Estados Unidos em 1946

.Por volta de 1950, Sérgio Porto encontra Cartola, pobre, desempregado como sempre e lavando carros para sobreviver, fazendo isso num posto de gasolina de madrugada. Pasmo, Sérgio Porto insiste com ele para acompanhá-lo, o que por fim consegue. E então Sérgio Porto o relança como compositor e cantor.

Mais uma vez doente e em divergência com a Escola de Samba Mangueira, pois acusava os diretores dela de a terem transformado num reduto eleitoreiro, Cartola muda-se para a Baixada Fluminense, com sua primeira esposa , mas essa vem logo a falecer, e Cartola retorna a morar no morro da Mangueira. Pouco tempo depois reencontra dona Euzébia Silva do Nascimento, que é conhecida como dona Zica, que Cartola já conhecia desde criança, mas que só entâo começa a namorar. Vão morar juntos e só se casam muitos anos depois, em 1964. È ao lado de dona Zica que ele compõe as famosas músicas: “As Rosas Não Falam”, “Nós Dois”,”Tive Sim”,”O Sol Nascerá”.

Foi somente em 1974, aos 65 anos de idade, que Cartola grava seu primeiro disco:”Cartola”, produzido por Marcus Pereira.

Cartola compôs sozinho, ou com parceiros, mais de 500 canções, entre as quais:”O Mundo È Um Moinho”,”Alvorada”,”Ensaboa Mulata”,”Cordas de Aço”,”Preciso Me Encontrar”,”Acontece”. A música:” O Sol Nascerá” foi regravada mais de 600 vezes. Suas melodias são bastante elaboradas e suas letras verdadeiras poesias.

Cartola faleceu de câncer, em 30 de novembro de 1980, no Rio de Janeiro. Estava pobre, apesar do enorme sucesso de todas as suas músicas e morava em uma pequena casa cedida pela prefeitura da cidade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação