MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS SPERA


Carlos Spera nasceu em São Paulo, capital, em 15 de junho de 1929. Desde garoto queria ser repórter. Estava apenas com 20 anos quando começou a trabalhar no jornal “Hoje”. Ali ficou três anos. A seguir passou para o jornal “Hora”. Mais um ano e passou para os Diários Associados. Em 1953 ficou responsável pelo programa “Ronda dos Bairros”. Em 1954, já contratado pela Rádio Difusora de São Paulo, e começou a desenvolver intenso trabalho jornalístico.

Investiu tanto no setor nacional como internacional. Esteve nos Estados Unidos, em toda a Europa e no Oriente Médio. Estava em Londres, quandoda cerimônia fúnebre de Wiston Churchil. Em 1961, quando Jânio Quadros, então presidente, renunciou, Carlos Spera ficou no microfone por 24 horas consecutivas. Em 1963, esteve nos Estados Unidos, para transmitir informações sobre o assassinato do Presidente Kennedy. Incansável, irreverente, era muito respeitado por todos a quem entrevistava. Todos o consideravam o maior repórter de seu tempo. Além de trabalhar na TV TUPI, foi também repórter da TV Cultura, que foi por muito tempo a caçula, dentre as Associadas. Carlos Spera foelementoi importante na implantação da TV Cultura. Hoje ele dá nome à rua que contorna a sede da Fundação Padre Anchieta, que hoje congrega a TV Cultura, a Rádio Cultura AM e a Rádio Cultura FM.

É um belo conjunto arquitetônico, que fica no bairro da Água Branca em São Paulo. Carlos Spera faleceu ainda muito jovem, com apenas 37 anos, em 11 de janeiro de 1966. Deixou a filha Sandra Spera, que se formou em Relações Públicas, na Fundação Cásper Líbero, na década de 70.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação