MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


CARLOS LOMBARDI


Carlos Lombardi nasceu na capitalpaulista, em 27 de agosto, de 1958. Desde cedo ele gostava de escrever . FezCurso de Comunicação e se formou pela USP, en Rádio e Televisão. Foi alunode Antônio Abujanra e mais tarde ele próprio foi professor nessa escola.Depois ele conseguiu lugar para colaborar na redação do Telecurso, na TVCultura. Em 1979, em parceria com Edy Lima e Ney Marcondes, escreveu anovela:”Como Salvar Meu Casamento”, para a TV Tupi de São Paulo. Masa emissora estava em seus derradeiros dias, e a novela foi interrompidainesperadamente, com o fechamento da estação. No mesmo ano, porém, elee seus parceiros, foram convocados pela TV Bandeirantes, para escreverem:”OTodo Poderoso”, que já estava em andamento. Carlos Lombardi, por essetempo,havia definido sua profissão: ia ser escritor, roteirista de novelas,embora tenha começado só como co-autor.

Em 1981 foi colaborar com Silvio de Abreuna novela:”Jogo da Vida”. Mas em 82 ficou responsável, na TV Cultura,de escrever o telerromance:”Maria Stuart”. No mesmo ano foi colaborarcom Cassiano Gabus Mendes , na novela:”Elas por Elas”, na Rede Globo.Voltou a colaborar com Silvio de Abreu, em :”Guerra dos Sexos”.Assim, estando sempre na companhia de roteiristas famosos e competente, logo orapaz ficou preparado e foi ser co-autor de “Vereda Tropical”, comSilvio de Abreu. Depois, nos anos de 88/89 em diante, passou a responder sozinhopor vários títulos. Escreveu:”Bebê a Bordo”,”PerigosasPeruas”, “Quatro por Quatro”, Vira-Lata”, “Uga-Uga”,a minissérie:”Quinto dos Infernos”,”Kubanacan”.”Pé naJaca”. Foi co-autor de:”Malhação”,”Coração deEstudante”,”Bang- Bang”, e em 2007:”Guerra e Paz”, umespecial de fim de ano.

A minissérie:”Quinto dosInfernos” foi muito criticada e até chamada de pornochanchada histórica,principalmente por autores lusitanos, que viram na brincadeira de CarlosLombardi, uma afronta à verdade histórica e um desrespeito às personalidadesreais.

Mas a verdade é que Lombardi setransformou num autor moderno e cheio de charme, o que agradou à Globo, suaprincipal contratante. E uma verdade ainda maior, é que Lombardi sempre foichamado para “curar feridas”, isto é, para reescrever e reestruturarnovelas, que estão caindo de audiência e preocupando a emissora. E ele sempreobtém bons rendimentos, com resultados mais satisfatórios.

Em cinema, Carlos Lombardi fezroteiros, escrevendo-os ou colaborando com autores. Em 1982, ajudou a escrever oroteiro do filme:”As Aventuras de Mário Fofoca’, escrito por CassianoGabus Mendes. Em 1987, junto com Cacá Diegues fez:”Um Trem Para AsEstrelas”. Em 99: “Angélica Zoando na TV”, de José Alvarenga,escrito por Maria Carmem Barbosa. E em 2005: “Mais uma Vez o Amor”,filme de Rosane Svaryman.

Carlos Lombardi é casado e pai de doisfilhos, que se chamam Renato e Ricardo.

Após 31 anos na Rede Globo, em setembro de 2012, acerta sua transferência para a TV Record, para ser um dos autores da emissora paulista, onde estreia em 25 de setembro de 2013, com a novela “Pecado Mortal”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação