PRÓ-TV


BUSSUNDA


Cláudio Besserman Vianna é o nome do humorista conhecidopor Bussunda. Ele nasceu no Rio de Janeiro, no dia 25 de junho de 1962.Foi um dos nomes mais conceituados da Turma do Casseta & Planeta, comprogramas na televisão, em cinema e em shows. Bussunda não gostava de estudare fazia disso “um modo de vida”. Quando adolescente chegou a serreprovado com nota 0 em todas as matérias. Mas ele era muito alegre e nada oderrubava. Entrou na UFRJ, Univerdade Federal do Rio de Janeiro, na área decomunicação, mas não completou os estudos. Os pais de Bussunda eram LuísGuilherme Vianna e Helen Besserman Vianna. O irmão de Bussunda, SérgioBesserman foi presidente do IBGE, e Bussunda falava em televisão queaquele era o Instituto do “Irmão do Bussunda”.

Ele começou a trabalhar no jornal humorístico “CassetaPopular”, que foi fundado por Beto Silva, Marcelo Madureira e Hélio de LaPeña, em 1978. O jornal fez sucesso na década de 80 e Bussunda percebeu queaí estava o que queria da vida, ou seja, juntar o humor escrachado com asátira política. Ele ainda era estudante de jornalismo na UFRJ. Depoisdesse jornal eles fundaram a revista”Casseta Popular”.

Bussunda então começou a apresentar o programaadolescente:”Cabeça Feita”, na TVE Brasil. Em 1988, ele foicontratado pela TV Globo , para apresentar o: “TV Pirata”. Começourealmente aí sua carreira artística. Foi quando ele e o grupo fizeram oshow:’Eu Vou Tirar Você Desse Lugar”, que deu logo lugar à Banda Casseta& Planeta. A parceria se estendeu ao programa:”Doris ParaMaiores”e, em 1992, ao: “Casseta & Planeta Urgente”. Apartir daí o grupo se tornou realmente importante dentro da programação daRede Globo de Televisão.

Além do programa, Bussunda escrevia para as revistasesportivas “Lance”e “Placar”. Também participou da campanhapublicitária da Cervejaria Antárctica :”Sou da Boa”.

Bussunda participou dos filmes:: “A Taça do MundoÉ Nossa”e “Seus Problemas Acabaram”, “Como SerSolteiro”. Ele dublou o filme:”Shrek”, como o personagemprincipal.

Bussunda casou-se com Angélica Nascimento, e elestiveram a filha Júlia, em 1993.

Ele faleceu em 17 de junho de 2006, no hotel em queestava com seu grupo, a 16 quilômetros de Munique, na Alemanha, quandofazia cobertura da “Copa do Mundo”. Teve um ataque cardíaco e morteinstantânea, deixando a todos profundamente consternados. Seus colegas ochamavam de “gênio”, e não sabiam como iriam subsistir sem ele. Opresidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota lastimando suamorte, e escreveu:”Bussunda era um grande artista, jovem símbolo dacriatividade brasileira”.

Bussunda gostava de dizer que seu apelido eraa “mistura”das duas coisas que mais gostava: aquela que começa com:BUS e aquela que termina com UNDA. Daí: BUSSUNDA.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais