MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BOLINHA


O animador Bolinha, que na verdade se chamava Édson Cabariti , nasceu em Santos, litoral paulista, no dia 16 de julho de 1936. Era filho de imigrantes sírios. Foi feirante, engraxate e balconista. De corpo volumoso, bastante desembaraçado e criativo, ele apareceu na TV Record em 1959. Apresentava, com o nome artístico de Edson Cury, as lutas do “Astros do Ringue”. E fazia com entusiasmo que contagiava a plateia.

Era desconhecido, mas acabou ficando famoso, como comentarista de telecatch. Depois passou para a TV Excelsior. No canal 9 paulistano era responsável por flashes esportivos nos programas jornalísticos. Em 1967, inesperadamente foi convocado para substituir o apresentador Chacrinha, que havia se desentendido com a emissora. Foi a chance do Edson Cury se tornar o Bolinha.

Foi para a TV Record, em 1973, com o programa: “A Hora do Bolinha”. Mas logo foi para TV Bandeirantes, onde ficou quase 30 anos. Gostava da emissora e a emissora gostava dele. Improvisava, saltava, dançava, era o dono do pedaço. O programa ia ao ar aos sábados à tarde e, o mais importante, dava audiência. Irreverente, camisa estampada, cabelo por pentear, lançou cantores como Leandro e Leonardo, e outros mais.

Mas, quando estava com 62 anos foi abatido por um câncer no aparelho digestivo e veio a falecer, no dia 1º de julho de 1998. Deixou a filha Victória Cury e inúmeros amigos e fãs, que conquistou com sua maneira alegre e sincera de ser.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação