PRÓ-TV


BIBI FERREIRA


No ano de 1921, o ator Procópio Ferreira,ainda desconhecido, conheceu no Rio de Janeiro a bailarina espanhola AldaIzquierdo, que residia na Argentina e por ela se apaixonou. Alda estava comapenas 15 anos e era muito bonita. Procópio estava com 23 anos. Quatro mesesdepois eles se casaram. Meses depois, não se sabe bem o dia certo do mês demarço, nasceu Abigail, logo chamada de Bibi. Todos se encantaram com agarotinha e Procópio dizia; “nasceu a primavera da minha vida”.Logo batizaram a garotinha, e o padrinho escolhido foi OduvaldoViana, grande dramaturgo, e amigo íntimo de Procópio Ferreira. 24 diasdepois, o grupo teatral montou a peça “Manhãs de Sol”e Bibi entrouem cena, no colo da atriz Abigail Maia, na ocasião esposa de Oduvaldo. Foi aestréia involuntária de Bibi, pois ela apenas substituiu uma boneca, que sumiuna hora do espetáculo. De qualquer forma estava dado o início da carreiradessa atriz, vinda de família de artistas, e que teve uma das carreiras maisbrilhantes do Brasil.

Seu bisavô era cantor lírico, os avós eramcircenses, a mãe cantora e bailarina, e o pai, grande ator, diretor eempresário importante, da área teatral , considerado sempreinigualável: Procópio Ferreira . Um ano depois Procópio seseparou de Alda e assim Bibi ficou vivendo sempre ao lado de seu pai e suatrupe. Logo se encantou pela dança, pelo canto.Seuprimeiro idioma foi o espanhol, que aprendeu de sua mãe. E com isso cantavamuitas zarzuelas, dançava flamengo, sapateava e brilhava em cena. Com 3anos participava das apresentações, mas não se interessava por representar.

Suas apresentações de dança levavam o público ao delírio. Uma vez de voltade excursòes e fixando-se no Rio de Janeiro, sua cidade natal, começou a fazercurso de balé no teatro Municipal . Logo entrou para o Corpo de Baile econsiderou escolhida sua profissão. Teve algum revés, sendo vítima depreconceito: como queria estudar as matérias normais, como todas as meninas,pois já estava com 9 anos, tentou entrar no Colégio Sion, mas foibarrada, por ser filha de ator. Foi-lhe negada a matrícula, vindo a fazer seusestudos no Colégio Anglo Americano. Fez o aprimoramento de balé , no TeatroColón de Buenos Aires . Por fim, foi aos 18 anos de idade, em 28 de fevereirode 1941, que Bibi Ferreira pisou no palco profissionalmente pela primeira vez.Fez o papel de Mirandolina, na peça “La Locandiera”. Aos 25 anosfundou sua própria companhia, onde atuaram, entre outras, as grandes atrizes:Maria Della Costa,Cacilda Becker, Henriette Morineau. Sua companhia tevesucessos marcantes, que vão de clássicos teatrais à revistas emusicais. E ela apresentava-se no Brasil e no exterior. Certa vez permaneceu emPortugal, com muito sucesso, por quatro anos. Foi quando se interessou portelevisão, e a chamado de Álvaro de Moya, fez na TV Excelsior o “Bibi60”, depois o “Bibi 61 ” e o “Bibi Sempre aosDomingos”.

Esses programas foram líderes de audiência e Bibi foiconsiderada uma apresentadora excepcional. Foi então para a TV Tupi, ondeapresentou: “Bibi Especial”; Festival de Carnaval”;”Bibi aoVivo”; “Curso de Alfabetização para Adultos ‘, quando ganhou oprêmio de Melhor Comunicadora, no Grande Festival Internacional da Cultura emTóquio. Foi também responsável pelo primeiro programa brasileiro transmitidovia satélite, diretamente de Los Angeles-o Oscar 72, pela RedeAssociada. No teatro seus maior sucessos foram; “My Fair Lady”;”Alô Dolly”; “O Homem de la Mancha”; “GotaD’Água” “Piaf, A vida de Uma Estrela da Canção”;”Bibi inConcert”; e inúmeros outros. Todos os espetáculos com atuaçõesmemoráveis. Em verdade, Bibi é atriz completa: canta, dança, representa.

Chegou a cantar áreas de Verdi e Rossini A incansável BibiFerreira é também diretora de espetáculos teatrais dos mais profícuos. Seunome encabeça inúmeros trabalhos. Começou com “Divórcio”, ondetambém contracenou com o pai; Depois vieram”A Herdeira”; “Sonhode uma Noite de Luar”; “Society em Baby- doll”; Meno Male”;”Não explica que complica”;”Na Sauna”; “SuaExcelência ,o candidato”; “Na bagunça do Meu Coração”;”Roque Santeiro”; ” Carmen”; “Qualquer gato vira-latatem uma vida sexual mais saudável que a nossa”; “Tango, bolero echá-chá-chá”; e inúmeros outros. Por tudo isso, que aqui estárelatado, vê-se que Bibi Ferreira é um grande nome do cenário artísticonacional . Pode-se dizer que ela encabeça qualquer lista, como o maiornome brasileiro.

Certa vez, ao receber um prêmio das mãos dagrande Fernanda Montenegro, ouviu dela estas palavras:” Bibi, você énossa atriz número um: por seu talento, por sua vocação, por sua herança ,porseu sangue”. Embora concordando com tudo que disse Fernanda Montenegro,gostaríamos de acrescentar : e por seu denodo, por sua dedicação, por seuespírito de luta, por sua entrega total à arte, que a transformouinegavelmente no maior nome nacional.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais