MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BETINA VIANNY


Seu nome civil é Elisabeta Veiga Fialho. Ela nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 30 de setembro de 1950. Ela é atriz e diretora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro- SATED- RJ. Atua em televisão e em cinema.

Sua vida e sua carreira:

Ela é filha do cineasta Alex Vianny, um dos precursores do Cinema Novo e irmã da atriz Bibi Vianny. E é casada com o cenógrafo Edward Monteiro.

Em televisão:

Começou em 1973, na TV Record de São Paulo, fazendo a novela: “ Venha Ver o Sol na Estrada”. Em 1978, fez, então na Rede Globo, a novela: “ Eu Prometo”. Em 1978, participou de: “ Direito de Amar”. Em 1988, fez: “Mandala”.

Em 1989, BetinaVianny transferiu-se para a Rede Manchete e fez a novela de Tizuca Yamazaki: “ Kananga do Japão”, no papel de Olga Benário.

Em 1990, entrou em : “ A História de Ana Ráio e Zé Trovão”, na mesma Manchete.

Voltou áGlobo, e no mesmo ano fez a minissérie:” Meu Marido”. E fez, na Globo, a novela: “ O Dono do Mundo”. Mas fez, ainda em 1990, na Manchete, a novela: “ Amazônia”. Em 1993, na mesma emissora, fez: “ Família Brasil”.

Em 1994, voltou a atuar na Globo e fez a novela: “ Quatro Por Quatro”. Em 1995, na mesma emissora, fez a minissérie: “ Engraçadinha, Seus Amores e Seus Pecados”. Fez, no mesmo ano, participação no novela vespertina: “Malhação”. Em 1996, fez o programa: “ Caça Talentos”. E em 1998, entrou na novela:” Torre de Babel”. Em 2002, entrou na minissérie: “ Quinto dos Infernos”. Em 2007, participou de outra minissérie famosa: “ Amazônia, de Galvez a Chico Mendes”. Em 2009, sempre na Globo, fez: “ Tudo Novo de Novo”.

Em agosto de 2007, Betina idealizou e começou a fazer o Projeto Memória- Mestres, visando registrar em DVD, a história de renomados artistas e técnicos brasileiros.

Sempre ligada ao pai Alex Vianny, em 2008, participou do curta-metragem: “Nós Somos Um Poema”- a história de dois gênios da música popular brasileira: Pixinguinha e Vinícius de Moraes. Alex Vianna os convidou e eles compuseram a trilha sonora de seu filme:“ Sol Sobre a Lama”feito na Bahia, em 1963.

Como sindicalista, em maio de 2010, Betina participou da“ Chapa 2 – Resgate’, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro.E ganhou.

 

por Vida Alves

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação