PRÓ-TV


BETE FILIPECKI


O nome completo de Bete Filipecki é Elizabeth Filipecki Machado. Ela nasceu no município de Santanésia, em Piraí, no Rio de Janeiro, em 18 de outubro de 1952. É filha de uma pedagoga mineira e de um imigrante polonês, que veio para o Brasil dois anos após o fim da 2ª Guerra Mundial.

Bete mudou-se para o Rio de Janeiro por causa dos estudos. Fez Artes Cênicas, na Escola Nacional de Belas Artes. Sua especialização era indumentária. Foi então selecionada para fazer um curso de iluminação, na TV Globo, coordenado por Peter Gasper. Foi Fernando Pamplona, que era professor em sua escola e cenógrafo na Globo, quem a indicou.

Seu curso, que durou um ano, foi intenso e após isso, ela foi estagiária de iluminação no jornalismo e na novela: “ O Casarão”, de Lauro César Muniz. A partir daí, Bete encaminhou-se como figurinista em importantes novelas da Globo. Quem a encaminhou para a área de figurinos foi a professora universitária Maria Augusta Rodrigues. E ela se apaixonou por figurinos, o que a afastou da iluminação.

Seus trabalhos como figurinistas incluem: “ Ciranda Cirandinha”, de 1978; “Quartas Nobres”, “ Aplauso”, 1979;” A Ilha das Cabras”,; “ O Caso do Martelo”; O Fantasma de Canterville” e muitos outros trabalhos. Fez também o seriado: “Carga Pesada”.

Em 1983, Bete Filipecki ganhou o APCA- prêmio da Associação de Críticos de Arte, por seu trabalho no “ O Inspetor Geral”.

Bete também trabalhou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, na montagem de óperas e balés. Com esse aprendizado, levou à Globo criações sobre trajes de época, notadamente minisséries,que destinam mais tempo para a preparação e maior rigor na reconstituição histórica. Fez: “ O Tempo e o Vento”, em 1985; “Memórias de um Gigolô”, em 1986;”Vida Nova”, em 1989; “ Força de Um Desejo”, em 1999; “ O Cravo e a Rosa”, em 2000; “ Esperança”, em 2002; as minisséries: “Primo Basílio”, em 1988, “ Os Maias”, em 2001,” Eterna Magia”; “ Capitu”, em 2008” e outras.

Bete Filipecki fez ainda muitos trabalhos para o cinema. Fez em 1997: “Guerra dos Canudos”. Fez: “ Lavoura Arcaica”, em 2001. e vários outros.

Para o teatro fez os figurinos de: “ Pequenas Raposas”, de Naum Alves de Souza.

Bete continuou também fazendo figurinos atuais.

 
Band
CNT
Cultura
Gazeta
Globo
Record TV
RedeTV
SBT
TV Brasil
 

Siga-nos nas Redes Sociais