MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


BENÊ SILVA


Benedito Vicente da Silva nasceu em Uberaba, no estado de Minas Gerais, em 16 de agosto de 1942.

Adotou o nome artístico de Benê Silva e estudou Artes Cênicas na EAD – Escola de Arte Dramática de São Paulo, e participou ainda do TEM – Teatro Experimental do Negro, na década de 1950, no Rio de Janeiro, com a atriz Ruth de Souza.

No Teatro ele atuou em “O Demorado Adeus”; “Artimanhas de Scapino”; “Arena Conta Zumbi”; “Hair”; “Os Monges”; “Os Rapazes da Banda”; “Apocalipse” e “Barrela”.

Em Cinema, Benê Silva estreou em 1970 em “República da Traição”, e depois atuou também em “Longo Caminho da Morte”; “Jogo da Vida e Da Morte”; “A Filha do Padre”; “A Carne”; “Cada Um Dá o Que Tem”; “O Dia das Profissionais”; “Paranóia”; “Filme Demência”; “Narradores de Javé” e “O Casamento de Romeu e Julieta”, este último em 2005.

Na Televisão, Benê Silva estreou com destaque na novela “A Gordinha”, em 1970, na TV Tupi, e depois atuou em 1978, na novela “Maria, Maria” da TV Globo; em 1983 na novela “Razão de Viver, no SBT; em 1984 nas novelas “Meus Filhos, Minha Vida” e “Jerônimo”, ambas também no SBT  e na minissérie “Chapadão do Bugre” em 1988, na TV Bandeirantes.

Ele morou por mais de 10 anos na cidade de Embu das Artes, onde criou o Cineclube Embu das Artes, em 10 de setembro de 2006. Na inauguração, foi exibido o filme: “Vida de Artista”, produção e direção do cineasta João Batista de Andrade, então Secretário Estadual de Cultura.

Benê Silva foi um ator muito respeitado e faleceu em 21 de fevereiro de 2011, em São Paulo, vitimado por um câncer no esôfago, aos 68 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação