MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AURORA MIRANDA


Aurora Miranda da Cunha nasceu no Rio de Janeiro, em 20 de abril de 1915.

Era irmã da grande cantora Carmem Miranda e estreou na Rádio Mayrink Veiga, no Rio de Janeiro, em 1932. No ano seguinte, gravou seu primeiro disco, “Cai, Cai, Balão”, em dupla com o maior cantor da época, Francisco Alves. Ainda nessa mesma época, gravou várias músicas com a irmã Carmen, entre as quais “Cidade Maravilhosa”, que ficou sendo o hino oficial do Rio de Janeiro.

Ela e Carmem imortalizaram a canção “Cantoras do Rádio”, no filme “Alô, Alô, Carnaval”, realizado em 1936. Trabalhou junto com a irmã também no Cassino da Urca, no Rio de Janeiro. Elas também moraram juntas nos Estados Unidos.

Aurora também trabalhou nos filmes “Estudantes” em 1935; “Alô, Alô, Brasil” em 1936, “Banana na Terra” em 1939 e no desenho animado “Você já foi à Bahia?” de 1944, onde ela atua com os personagens Pato Donald, Zé Carioca e Panchito, em uma película que une filme e desenho animado.

Em 1937, ela excursionou com Carmen para a Argentina e para o Uruguai, apresentando-se junto com o conjunto Bando da Lua. Em 1956, ela se tornou a estrela do show de Carlos Machado, “Mr.  Samba”, em homenagem ao compositor Ary Barroso.

Em 1940, Aurora Miranda se casou com Gabriel Richaid, e foi morar nos Estados Unidos. Voltou ao Brasil em 1952 e regravou velhos sucessos. A cantora gravou mais de 80 discos de 78 rotações.

Aurora Miranda faleceu em 22 de dezembro de 2005, no bairro do Leblon, no Rio de Janeiro, aos 90 anos de idade, e foi enterrada no Cemitério São João Batista.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação