MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARY NOGUEIRA


Seu nome completo é Ary Grandinetti Nogueira. Ele nasceu no Rio de Janeiro, em 22 de março de 1953 . Exerceu sempre funções de diretor da Rede Globo de Televisão.

Sua vida e sua carreira:

Ary Nogueira é filho do publicitário Ary de Almeida Nogueira e da bancária Rosa Grandinetti Nogueira. Seu pai foi diretor comercial e depois superintendente comercial da TV Tupi do Rio de janeiro.

Ary Nogueira é formado em Administração de Empresas , pela Faculdade Cândido Mendes, do Rio.

Em 1973, Ary começou na trabalhar como estagiário, na agência McCann- Erickson.. Depois foi ser estagiário na Rede Globo. Sua função era na Central Globo de Produção. Passou por várias áreas de produção, pré-produção e pós-produção, incluindo cenografia e cenotécnica. Aí então passou para o cargo de assessor de direção da CGP.

Ary Nogueira fez parte da implantação, nos anos 70, de um novo modelo de gestão, mais estruturado , da CGP. Em 1976, final do ano, foi nomeado produtor executivo.Tinha a função de controlar processos e elaboração e execução dos orçamentos dos programas da faixa das 18 horas.

Depois acumulou as funções de produtor executivo das faixas dos horários das 18, 19 e 20 horas, até que se tornou diretor da produção do Sistema Globo de Novelas. Passou a cuidar também dos “ Casos Especiais” e “ Teledramas”

Foi ele quem coordenou a construção das primeiras cidades cenográficas da emissora, começando por “ Gabriela”, em Ilhéus, em 1975. Também foi responsável pela montagem de “Irmãos Coragem”,na barra da Tijuca, antes mesmo de “ Gabriela”, pois foi em 1973.

Trabalhou no produção das minisséries; “ Meu Destino é Pecar” e “Rabo de Saia”. Em 1985, passou a ocupar a direção de Planejamento e Controle da DRA- Divisão dos Recursos Artísticos. Coordenou a produção de “ O Tempo e o Vento’, “ Tenda dos Milagres”, “ Grande Sertão: Veredas”.

Passou a ser dele a contratação do elenco.

Também organizou a “ Oficina de Atores” e, mais tarde, “ De Autores”. Em 1989, assumiu o cargo de Diretor Geral de Recursos Artísticos.

Em 2007,foi criada a Direção Geral de Entretenimento, comandada por Manoel Martins. E Ary Nogueira passou a chefiar a Central Globo de Desenvolvimento Artístico, responsável pela produção de projetos novos e formação de profissionais de produção e criação.

Em junho de 2013, Ary Nogueira, decidiu interromper seu trabalho, para um período sabático.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação