MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARNALDO CEZAR COELHO


Seu nome completo é Arnaldo David Cezar Coelho. Nasceu em 15 de janeiro de 1943, em Copacabana, Rio de Janeiro. Foi juiz de futebol e hoje é comentarista esportivo de televisão.

Sua vida e sua carreira:

Seus pais eram paraenses. O pai Oswaldo Amazonas Cezar Coelho era propagandista médico de companhias americanas no Brasil. A mãe, Sara Sabat Coelho, era funcionária pública dos Correios. Trabalhava no guichê. E diz o filho Arnaldo: “ Minha mãe era parecida com a personagem que Fer- nanda Montenegro fez no filme: “ Central do Brasil”, pois ela escrevia cartas para todas as pessoas simples que não sabiam escrever e queriam se comunicar com seus familiares. Minha mãe era exatamente aquilo”

 

Desde os tempos de escola, Arnaldo gostava de “ apitar as peladinhas”. Se colocava de juiz. E, nas areias de Copacabana, afirmou sua vocação. Até o chamavam de: “intrujão”, que era aquele que se metia em tudo.

Arnando Cezar fez vestibular para Economia. Mas um professor, que o conhecia bem,lhe disse: “ Você tem jeito para esportes. Faça então Educação Física”. E foi de fato o que ele fez. Formou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Passou a lecionar esportes. Especializou-se em futebol e depois cursou Markecting Esportivo, na PUC.

Começou a prestar muita atenção nos jogos de futebol e principalmente nos juízes. Gostou e começou a copiar tudo o que o juiz Armando Marques fazia. Até o copiava. Até a roupa que ele usava, eu usava. Até o carro que ele tinha, quando pude, comprei. Eu era a cópia dele”, diz Arnaldo Cezar brincando.

Fez um curso na Federação Carioca de Futebol, em 1964, a passou a trabalhar profissionalmente como árbibro. Estreiou no Maracanã, todos o “ gozando”, mas ele ´serio” e quando um jogador lhe fez pouco caso, ele respondeu:” Eu sigo as regras” E esse ficou sendo seu “ slogan”..

Em 1969, ficou juiz da FIFA. Em 1974, esteve na 1ª Copa do Mundo, na Alemanha. E foi indicado para apitar a final da Copa. Em 1982, apitou a final da Copa de 1982. E acabou sendo tão respeitado, que foi convidado para visitar o Papa Dom João VI.

Mas ele deixou o gramado, pois foi convidado por Armando Nogueira, da Rede Globo de Televisão, para comentar os jogos no “ Jornal Nacional ”.

Depois Alice Maria reforçou o convite e ele passou a funcional em todos os jogos da Rede Globo, quando sua presença se fazia necessária.

A partir de 1990 comentou todas as Copas do Mundo, pela Globo e também as Olimpíadas. Não apenas comentou, mas realizou matérias, algumas até bem criativas.

Com o passar dos anos, Arnaldo Cezar Coelho atuou ao lado dos principais narradores da emissora, principalmente ao lado de Galvão Bueno; Também de Cléber Machado e de Luiz Roberto Wright. O comentarista se dá com todos conhece todos, distingui-os e elogia a todos.

Atua também no programa: “ Bem, Amigos”, a convite de Galvão Bueno, de quem é bastante amigo.

Além disso, Arnaldo Cézar Coelho comanda o programa cultural” Rio Sul Revista”, transmitido pela Globo News.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação