MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARI PEIXOTO


Seu nome completo é Ari Peixoto Chauvt.

Ari Peixoto nasceu em 26 de abril de 1956, em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro É jornalista. Atuou em rádio, mas é principalmente jornalista de televisão.

Sua vida e sua carreira:

Ari é filho de um técnico em contabilidade e de uma professora. Antes de ser jornalista, Ari foi marinheiro. Tinha 18 anos, quando se formou oficial da Marinha Mercante Brasileira, especializado em náutica, navegação, pela Esco-la de Formação de Oficiais. Viajou por alguns anos. Mas se cansou e se transferiu para o pessoal de terra, na mesma empresa, que era a Frota Nacional de Petroleiros, a Fronape( hoje; Transpetro).

Prestou então vestibular para Comunicação Social, na SUAM.

Ao mesmo tempo, começou a fazer estágio no Jornal do Brasil.

Em 1981, já formado, não foi contratado pelo JB, e continuou na Fronape. Inscreveu-se então num concurso o 15º Curso Bloch de Jornalismo e passou em 1º lugar. Foi então contratado para a Rádio Manchete FM. Um tempo depois, deixou a Fronape.

Passou a trabalhar na Rádio Tupi, no programa: “ Cidinha Livre”, na Rádio Tupi. Fazia Tupi e saia ás 13 horas e ia fazer Manchete.

Queria fazer televisão, mas se aplicava o mais possível em rádio. Mas um locutor da TVE tirou licença e foi a vez de Ari Peixoto pegar a vaga. Desligou-se então da Rádio Tupi. Isso aconteceu em 1984.. Á noite, conta ele, grudava os olhos na televisão e resolveu copiar Caco Barcelos, que mais admirava.

Em 1987, recebeu convites para a TV Cultura de São Paulo e outra para a TV Manchete. Mas não queria deixar o Rio. Havia enviado uma fita com sua voz,.para a direção do jornalismo da Globo, mas não tinha recebido resposta. Diante das propostas de São Paulo, resolveu buscar a fita na Globo, e qual não foi sua surpresa, quando lhe disseram que o queriam na equipe.

Começou na TV Globo, em 1º de abril de 1987.

A primeira matéria que fez, foi sobre erros em documentos de veículos. Deu sorte. Ao entrevistar um chefe, pediu-lhe um documento para ver e esse também estava errado. A matéria agradou a equipe jornalística da Globo e Ari Peixoto decolou.

Também deu sorte quando estava gravando uma matéria no Copacabana Palace, do Rio e princesa Diane, foi à piscina, tomar banhou. Ari a gravou e a matéria fez sucesso.. Lady Di e o marido estavam no hotel.

Também foi dele uma matéria importante, sobre um asilo, em que os velhinhos eram maltratados. Sofriam fome e até maus tratos. O ministro da Saúde viu e fechou o asilo.

Em 2007, Ari Peixoto foi enviado como correspondente para Buenos Aires. Ficou lá dois anos, fazendo todos os países da América do Sul e Central..

Quando voltou, foi mandado para Jerusalém. Aí foi bem complicado. Lingua diferente, hábitos diferentes,etc; Mas, pouco antes de deixar Israel. Ari Peixoto estava em plena derrubada do ditador egípcio Osni Mubarak, na chamada: Primavera Arabe, que o jornalista conseguiu cobrir.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação