MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ARAKEN SALDANHA


Araken Saldanha, dono de uma voz muito bonita e grave,entrou para as Emissoras Associadas, que tinham as Rádio Tupi e Difusora,a Televisão Tupi e depois a Televisão Cultura. Isso foi em 1954. Arakenfez muitas novelas de rádio, mas na TV Tupi começou na novela: “O Homemsem Passado”.

Ainda nesse ano começou a participar do seriado:”Falcão Negro”, muito sucesso da época. Fez também:”OliverTwist”. Teve a oportunidade de participar do filme: “O Sobrado”,feito pela equipe associada. Depois, na televisão fez:”O Conde de MonteCristo”,”O Anel”;Treze `a Mesa’; “Era uma vez umVagabundo”; “A Cigana’; e vários outros TVs de Vanguarda e TVs deComédia. E continuou a fazer novelas. Mas passou a fazer filmes.Fez:”Betão Ronca Ferro”; “Ritual dos Sádicos’;”FinisHominis’; “Gringo, o Matador”; “Quando os Deuses Adormecem”,”A Filha do Padre”; “Jeca Macumbeiro”; “O Sexo Mora aoLado”; “Os Insaciados”.

Araken Saldanha, porém, dedicou-se maisà dublagem. Fez inúmeros trabalhos e passou também a dirigi-los.Temperamento comedido e educado, só fez amigos, onde quer que tenha trabalhado.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação