MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANTONIO CARLOS DA FONTOURA


Antonio Carlos da Fontoura nasceu em São Paulo, em 20 de novembro de 1939.

Radicado no Rio de Janeiro, bastante jovem já se destacava no cenário cinematográfico brasileiro, e depois de roteirizar e dirigir alguns documentários de curta-metragem, estreou nos longas como o elogiado e premiado “Copacabana Me Engana” de 1968, estrelado por Odete Lara, que viria a se tornar sua esposa na vida real, Paulo Gracindo e Cláudio Marzo.

No Cinema se destacou na direção de “A Rainha Diaba“, outro filme bastante premiado e estrelado por Milton Gonçalves, Odete Lara e Nelson Xavier;  “Cordão de Ouro”, estrelado por Zezé Motta e Jofre Soares; “Espelho de Carne” que trouxe um grande elenco encabeçado por Daniel Filho, Maria Zilda, Joana Fomm e Dennis Carvalho; e o documentário “Uma Aventura do Zico”.

Na Televisão, contratado pela Rede Globo, Antonio Carlos da Fontoura escreveu e dirigiu episódios do seriados “Ciranda, Cirandinha”  e “Plantão de Polícia”, e no final dos anos 1980, contratado pela TV Bandeirantes ele escreveu e dirigiu as minisséries “Chapadão do Bugre” e “Capitães da Areia”.

No Cinema seus últimos sucessos foram os filmes “Gatão de Meia Idade”, realizado em 2006, e “No Meio da Rua” de 2007. Na Televisão participou da produção da novela “Vidas Opostas” na TV Record, levada ao ar em 2006/2007.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação