MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANILZA LEONI


Anilza Pinto de Carvalho nasceu na cidade de Laguna, no estado de Santa Catarina, em 10 de outubro de 1933.

Quando seu pai faleceu, a família toda se transferiu para o Rio de Janeiro. E ela foi internada no Colégio Ruy Barbosa. Mas, quando ainda adolescente, a mãe adoeceu, e a garota foi obrigada a ir trabalhar fora, para ajudar nas despesas. Aos 15 anos já era datilógrafa e secretária de um escritório.

Estava com 16 anos, quando entrou e ganhou um concurso de beleza, o “Miss Sereia”, em 1949. Depois começou a trabalhar como “Girl“, em casas noturnas do Rio. Trabalhou nos shows de Renata Fronzi e César de Alencar e assumiu o nome artístico de Anilza Leoni. Ainda que menor de idade, fez ainda aparições em teatros de revista. Fez o espetáculo “Zum Zum!” e trabalhou com Dercy Gonçalves. Atuou em “Acontece que eu Sou Baiano” e “Feitiço da Vila”, em 1953. Em 1954, substituiu Dorinha Duval na revista “Carrossel de 53″, da boate Night and Day, que foi um grande sucesso.

Transformou-se então em uma das maiores vedetes do Brasil, e no início dos anos 1960, passou a fazer Teatro de Comédia, tendo feito sucesso com a peça “Boa Noite Bettina”. Outa peça de sucesso foi em 1990, em “Por Falta de Roupa Nova, Passei o Ferro na Velha”, e ganhou o Prêmio Mambembe.

Anilza Leoni fez também Cinema, atuando em várias chanchadas de Herbert Richers, ao lado de Ankito, Grande Otelo e Wilson Grey, como “Com Água na Boca”; “Com Jeito Vai”; “Depois do Carnaval”; “Vai Que é Mole”; “Bom Mesmo é Carnaval”; “Quero Essa Mulher Assim Mesmo”; “Ladrão de Bagdá, o Magnífico”; “Uma Fêmea do Outro Mundo” e em 1985, fez seu último filme, uma pequena participação em “Sexo em Fúria“.

Na Televisão, Anilza Leoni participou em 1961, da primeira adaptação de “Gabriela“, e em 1965, fez na TV Record, a novela de humor “Quatro Homens Juntos”. Voltou para a TV em 1974 para fazer uma participação na novela “Corrida do Ouro” e em 1984, na TV  Globo, fez a minissérie “A Máfia do Brasil”.

Em 1985, fez Ester, a mãe da personagem de Christiane Torloi em “A Gata Comeu”, e em seguida esteve em “Selva de Pedra”; “Brega e Chique”; “Barriga de Aluguel”; “Porto dos Milagres”; “Desejos de Mulher”; “Brava Gente”; “Linha Direta”; “Belíssima”; “”Pé na Jaca” e a minissérie “Queridos Amigos”.

Anilza Leoni faleceu em 6 de agosto de 2009, com 75 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, de enfisema pulmonar.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação