MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ANDRÉ MIDANI


Andre Haidar Midani nasceu em Aleppo, na Siria, em 25 de setembro de 1932.

Em 1955, por causa da guerra da Argélia, ele chega ao Brasil e se apaixona pela cultura de nossa terra. Rapidamente consegue um emprego na gravadora Odeon Records para cuidar do lançamento no Brasil do selo Capitol Records.

Trabalhou na Capitol até 1968, quando assumiu a presidência da gravadora Philips no Brasil, hoje é a atual Universal Music. Depois trabalhou na Polygram-Phonogram, na EMI-Odeon e na Warner, onde assumiu em 1976.

Foi nome fundamental na expansão da MPB nos anos 1970 e do Rock Brasileiro nos anos 1980, e o responsável por investir nos discos de astros como Belchior, Hermeto Pascoal, Ney Matogrosso, Raul Seixas, Guilherme Arantes, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, A Cor do Som, Banda Black Rio e As Frenéticas.

Em 1990, ele foi transferido para Nova York, onde assumiu  a presidência da gravadora Warner para toda a América Latina.

Em 2015, recebeu o Grande Premio da Crítica  (APCA) na Categoria Musica Popular Brasileira, em homenagem aos sessenta anos de sua fértil trajetória em solo brasileiro.

André Midani faleceu no Rio de Janeiro, em 14 de junho de 2019, aos 76 anos, tendo sido sepultado em Nova Friburgo,no Rio de Janeiro.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação