MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMILTON FERNANDES


Amilton Fernandes nasceu em Pelotas, no Rio Grande do Sul, em 27 de abril de 1919.

Ele foi o primeiro ator brasileiro a ser uma unanimidade junto aos fãs das telenovelas com o sucesso alcançado primeiro como o capitão Fernando de “Alma Cigana” e depois o Albertinho Limonta de “O Direito de Nascer”.

No início da sua carreira, participando de teleteatros na TV Tupi, ele já despontava como um galã que conquistava o público. Ele começou na TV Tupi em 1958, e em 1963 ganhou seu primeiro papel principal em “Moulin Rouge – A Vida de Toulouse-Lautrec”.

Na década de 1960, atuou tanto na TV como no Cinema, onde participou de seis filmes de 1962 a 1968: “O Vendedor de Linguiças”; “Quatro Brasileiros em Paris”; “As Cariocas”; “Adorável Trapalhão”; “Edu, Coração de Ouro” e “Juventude e Ternura”.

Vindo dos palcos, Amilton Fernandes logo se adaptou à televisão. Rosto perfeito de galã e sempre muito educado com todos que trabalhavam ao seu redor, chegou ao sucesso em todo o Brasil ao viver Albertinho Limonta na novela “O Direito de Nascer”, em 1964, na TV Tupi, onde fez par romântico com a atriz Guy Loup, que era Isabel Cristina e chegou a mudar seu nome artístico, devido ao grande sucesso que o par romântico fez. O sucesso do casal foi tanto, que o encerramento da novela teve que acontecer em áreas abertas: em São Paulo foi no Anhembi, e no Rio de Janeiro foi no Maracanã, inteiramente lotado, para que o povo pudesse aclamar seus ídolos.

Depois do grande sucesso nessa novela ainda fez “O Preço de uma Vida” na TV Tupi, e em 1966 foi para a TV Globo e para o Rio de Janeiro, onde atuou nas novelas “O Sheik de Agadir”; “A Rainha Louca” e “Sangue e Areia”. Nesta última novela, deixou de lado os papéis de galã para viver o grande vilão da história.

Amilton Fernandes veio a falecer em 8 de abril de 1968, aos 48 anos de idade, na cidade do Rio de Janeiro, depois de ficar internado mais de dois meses em razão de um acidente automobilístico no bairro do Maracanã. O ator era hemofílico, o que agravou seu estado de saúde após várias cirurgias.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação