MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


AMAURI SOARES


Amauri Soares nasceu em 18 de junho de 1966, na cidade de Bauru, interior de São Paulo.

Formou-se em Jornalismo pela UNESP- Universidade do Estado de São Paulo, em 1987. Começou a trabalhar na afiliada da Rede Globo de Bauru.

Foi contratado em seguida, para ser repórter, editor, apresentador e chefe de redação em diversos programas da emissora. Permaneceu em Bauru até 1989, quando assumiu o cargo de editor executivo do “ Bom Dia São Paulo”.

Em 1990, Amauri tomou parte do grupo que implantou o jornalismo regional de São Paulo.. Esse grupo criou o : “ São Paulo Já”, que substitui o “ Hoje” e o “SPTV” no estado. Começou em 9 de julho de 1990, sob o comando de Carlos Nascimento e como diretor executivo Amauri Soares, que estava com apenas 24 anos.

Em abril de 1991, Amauri Soares transferiu-se para o SBT, e participou da criação do jornal “ Aqui, Agora”. Mas em outubro do mesmo ano, retornou à Globo e assumiu o cargo de chefe da redação do programa: “ Fantástico”, no Rio de Janeiro. Em fevereiro de 92, voltou para São Paulo, para organizar sucursal do “Fantástico”. Tornou a deixar a Globo em 1992, e foi organizar programas de televisão do PMDB. Mas em março de 93, voltou à Globo, para ser diretor executivo do “ Jornal da Globo”, que entrou em nova fase e era editado em São Paulo. Nessa ocasião foi contratada a jornalista Lílian Witte Fibe, para ser âncora e editora chefe.

Em 1994, Amauri Soares foi um dos coordenadores da Copa do Mundo de Futebol, nos Estados Unidos. O Brasil ganhou o tetracampeonato. Em seguida, o jornalista passou a editor do “ Jornal Nacional”, em São Paulo. Depois passou a chefe de reportagem do jornalismo da TV Globo de São Paulo. Em 1975, foi convidado por Evandro Carlos de Andrade para ocupar o cargo de editor-chefe do “ Jornal Nacional”. Em 1977, tornou-se diretor de jornalismo da TV Globo, em São Paulo. Implantou várias modificações no “ SPTV”, na construção da nova sede do jornalismo; transferiu a produção do jornal “ Hoje”, para São Paulo, pois até então era montado no Rio e fez a estréia do “ Globo Rural”, como programa diário. Em 1999, ao lado de Carlos Nascimento, criou o programa:” Arena Paulista”, uma revista eletrônica semanal.

Em junho de 2001, faleceu Evandro Carlos de Andrade. Tomou posse do cargo, Carlos Henrique Schoder. Foi dado então a Amauri Soares, o cargo de um dos diretores executivos do CGJ- Central Globo de Jornalismo. Passou a responder pela linha editorial das afiliadas e dos escritórios da Globo em Londres e em Nova York. E ainda participava diretamente dos programas; “ Fantástico” e “ Globo Repórter, dos telejornais: “ Hoje” e “ Jornal da Globo”.

Em abril de 2002, assumiu a direção da Globo Internacional, em Nova York, onde ficou por cinco anos. Lançou os programas: “ Planeta Brasil”, e o “ Brazilian Day”. Em 2007, voltou ao Brasil, e ocupou o cargo de Diretor de Projetos e Eventos Especiais da Rede Globo e Coordenação da Globo Rio. Com isso, a Globo Rio vem aumentando suas ações comunitárias e a promoção de eventos.

Em 2009, a Globo Rio promoveu a valorização da Baixada Fluminense, e junto com a CUFA- Central Única das Favelas, organizou o Reveillon da Baixada, em 2010 e o Festival Conexão Baixada.

Em 2011, foi organizada a Festa da Consciência Negra, realizada em parceria entre a CUFA e a Globo Rio. No reveillon de 2012, a Globo Rio promoveu diversos shows gratuitos no Rio e Baixada Fluminense. Foram seis palcos em praias de Copacabana, Barra da Tijuca, Piscinão de Ramos, Penha e Duque de Caxias.

Prêmios:Amauri Soares já recebeu muitos troféus, em sua carreira. Recebeu o Troféu Carlito Maia de Cidadania, em 2001. Recebeu prêmio pela cobertura sobre a máfia dos fiscais, em São Paulo. Em 2003, foi eleito o Melhor Executivo , pelo Brazilian Online Awards, da Comunidade Brasileira de Nova York e Nova Jersey. Em 2004, foi premiado como Homem do Ano, pela Câmara do Comércio da Califórnia, pela atuação da TV Globo, naquele pais.

Amauri Soares é casado com a repórter e apresentadora Patrícia Poeta e eles têm o filho Felipe.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação